Os bancos anunciaram nesta terça-feira (24) que atenderão os clientes de suas agências em horário reduzido. A medida procura evitar a propagação do coronavírus devido à proximidade das pessoas que frequentam os locais, de acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
Segundo a Federação, os bancos funcionarão com limite de pessoas no interior das agências, das 10h às 14h a partir desta terça (24), de acordo com orientações estabelecida pelo Banco Central.
Idosos, gestantes e pessoas portadoras de deficiência terão atendimento exclusivo das 9h às 10h
Aposentados
Segundo o Bradesco, nos dias de pagamento deste público específico, a abertura das agências acontecerá com duas horas de antecedência, ou seja, às 8h.
A Caixa Econômica informou que manterá a abertura antecipada em uma hora de 1.619 agências, exclusivamente para os atendimentos do chamado grupo de risco. A lista dessas unidades pode ser consultada no seguinte endereço: www.caixa.gov.br/caixacomvoce/Paginas/default.aspx.
Já o Banco do Brasil comunicou que selecionou agências de maior movimento para, entre 9h e 10h, atender com exclusividade beneficiários do INSS.
Aposentados e pensionistas terão acesso às agências do Itaú uma hora antes do público geral e poderão realizar suas transações bancárias das 9h às 10h, disse o banco.
Recomendações
A Febraban e os bancos recomendam que seus clientes evitem deslocar-se para as agências e acessem os serviços do banco por meio dos canais digitais e de telesserviço para realizar pagamento de contas, consulta de saldos e extratos, transferências financeiras, contratação de serviços e empréstimos, entre outros.
A Federação informou que os bancos priorizarão, neste momento de pandemia, o atendimento presencial de desbloqueio de senha, desbloqueio de cartão, saques de benefícios sociais sem cartão, atendimento referente aos programas sociais destinados a aliviar as consequências econômicas do novo coronavírus e a pessoas com doenças graves.
Os bancos ressaltam, que para evitar a concentração de clientes no interior das agências, os funcionários farão o atendimento dos clientes cuidando para que seja preservada a distância de, no mínimo, 1,5 metro entre as pessoas.
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