Descrição de chapéu Previdência INSS

INSS publica edital para contratar 8.230 militares e servidores aposentados

Contratações são para reduzir espera por benefícios; inscrições começam na segunda (4)

São Paulo

O governo federal publicou nesta quinta-feira (30) no "Diário Oficial da União" o edital com as regras para contratação temporária de 8.230 servidores civis aposentados e militares da reserva que vão atuar no atendimento e análise de pedidos de benefícios de segurados do INSS, além de outras atividades na área previdenciária.

As inscrições começam na segunda-feira (4) e terminam em 10 de maio, informou o INSS.

No dia 18 de maio será divulgada a lista de inscritos e o resultado preliminar. Em 26 de maio sairá o resultado final do processo seletivo.

A íntegra do edital e os anexos podem ser consultados no site inss.gov.br/temporarios.

O processo seletivo simplificado para a contratação por prazo determinado de aposentados pelo RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) da União e de militares inativos das Forças Armadas é uma medida emergencial para reduzir a fila de espera por benefícios, que acumula cerca de 1,8 milhão de pedidos.

De acordo com o edital, as vagas foram divididas em oito grupos, com indicação de atividades gerais e específicas e do perfil do profissional que poderá se candidatar.

Cada candidato concorrerá exclusivamente para um grupo, vedada a inscrição para mais de um grupo.

As atividades classificadas como específicas são de concorrência exclusiva para os aposentados das carreiras do seguro social e de perito médico federal, perito médico previdenciário e supervisor médico-pericial.

Os militares inativos das Forças Armadas poderão se inscrever para as atividades classificadas como gerais.

As vagas estão distribuídas da seguinte forma: 7.400 vagas para atendimento ao público nas agências do INSS e no apoio operacional; 255 vagas para SMPF (Subsecretaria de Perícia Médica Federal); 235 vagas para CRPS (Conselho de Recursos da Previdência Social); 50 vagas para Subsecretaria de Regimes Próprios; e 290 vagas para o SGP/DECIPEX (Departamento de Centralização de Serviços de Inativos, Pensionistas e Órgãos Extintos da Secretaria de Gestão de Pessoal).

Não haverá limite de vagas para os aposentados da carreira do seguro social, porém, precisam ter se aposentado nos últimos cinco anos e possuir experiência na análise de benefício e para carreira do Médico Perito Federal.

Do total de vagas destinadas a cada um dos oito grupos, 5% (cinco por cento) serão destinadas preferencialmente a aposentados pelo RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) da União e a militares inativos das Forças Armadas que se enquadrem como pessoas com deficiência.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.