Descrição de chapéu INSS

Aposentado espera revisão de aposentadoria desde 2018

Leitor ganhou ação trabalhista e alterou seu salário, o que poderá mudar o valor do benefício

São Paulo

O bancário Waldir João da Silva Filho, 53 anos, reclama da demora na resposta do INSS sobre seu pedido de revisão de benefício.

Ele, que é aposentado por invalidez desde 2011, entrou com a solicitação em outubro de 2018. Desde então, não teve mais resposta.

Segundo o leitor, o pedido foi enviado para a central de análise de benefícios, em agosto do ano passado. Em abril deste ano, foi transferido de fila e, em maio, remetido para a fila nacional.

“Estou no aguardo, sem nenhuma perspectiva de atendimento. O requerimento está sendo transferido de um lado para o outro, e solução para o caso, não há nenhuma!”

Arquivo pessoal

O aposentado diz que pediu a revisão após ganhar uma ação trabalhista referente a horas extras. A causa alterou o valor do salário que ele recebia e que foi usado para o cálculo do benefício inicial quando a aposentadoria foi concedida.

Ele explica que também solicitou a alteração de dados incorretos anotados no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais), referentes à data de saída do seu último trabalho com carteira assinada.

“É um descaso e uma falta de gerenciamento e de respeito com o aposentado”, reclama Silva Filho ao Agora.

Segundo o INSS, o segurado que julga estar recebendo um benefício com erro tem prazo de até dez anos para pedir a correção. Este prazo começa a contar um mês depois do pagamento do primeiro benefício.

Dentre os direitos do segurado está o de receber uma resposta em um prazo-limite que varia entre 45 e 60 dias.

Pedido ainda está em análise

Em nota, o INSS afirma que o pedido de revisão do segurado encontra-se em análise.

“O senhor Waldir pode acompanhar o andamento do seu processo por meio do site https://gov.br/meuinss.”

O órgão também informou que, como a solicitação do leitor foi protocolada na agência do INSS em Florianópolis (SC), mais detalhes deveriam ser obtidos com a Superintendência Regional Sul.

A reportagem tentou contato com o órgão, mas até a conclusão deste texto, não havia tido retorno.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.