Descrição de chapéu INSS

Empresário espera aposentadoria por tempo de contribuição do INSS

Leitor diz que órgão não considerou tempo especial na contagem para concessão do benefício

São Paulo

O microempresário e jornalista Odival Reis, 57 anos, tenta receber a aposentadoria por tempo de contribuição do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Ele explica que, mesmo com quase 38 anos comprovados em carteira, teve o seu pedido negado.

“Fiz a solicitação e a entrega de documentos em outubro de 2018. O prazo era de 45 dias, mas fiquei meses esperando com a ‘situação em análise’, até que, em junho de 2019, recebi o resultado de indeferido por falta de tempo de contribuição.”

Reis diz que não acreditou na decisão, uma vez que seus cálculos por meio da carteira de trabalho e das contribuições como autônomo não batiam com os registros no INSS.

O jornalista e microempresário Odival Reis, 57 anos, entrou com recurso contra indeferimento do benefício em 2019: “Tudo o que vejo é que o status de ‘em análise’ continua firme e forte” - Arquivo pessoal

“Por algum motivo, as contribuições não foram consideradas, mesmo tendo sido pagas. Meu contador disse que houve algum problema entre o banco e o INSS, mas que foi resolvido.”

O empresário diz que, então, em julho, deu entrada no recurso pelo site e esperou 45 dias. Não teve retorno e decidiu entrar em contato com a ouvidoria, que respondeu que a solicitação havia sido encaminhada para o Programa Especial de Benefícios.

Depois da resposta, Odival diz que ficou esperançoso. No entanto, em vão.

“Pensei que tudo iria se resolver, mas só o que vejo é que o status de ‘em análise’ continua firme e forte.”

Junta vai analisar o recurso

Em nota, o INSS diz que analisou o pedido do leitor e que manteve o indeferimento. “O requerimento de recurso foi encaminhado à Junta de Recursos para julgamento.”

A junta é a primeira instância e recebe os recursos ordinários. Há também a Câmara de Julgamento, que é a segunda instância e que recebe os recursos especiais. Estas, por sua vez, são contestações referentes a uma decisão da Junta de Recursos.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.