Agências da Caixa vão abrir neste sábado para saque do auxílio

Trabalhadores nascidos em dezembro poderão retirar ou transferir a segunda parcela

Fábio Munhoz
São Paulo

A Caixa Econômica Federal anunciou que 680 agências do banco em todo o país estarão abertas no próximo sábado (13) para saques e transferências da segunda parcela do auxílio emergencial. Para conferir quais unidades irão funcionar, acesse o site http://www.caixa.gov.br/agenciasabado. O horário de atendimento será entre 8h e 13h.

O calendário de pagamento do benefício foi suspenso nesta quinta-feira (11) em razão do feriado de Corpus Christi, mesmo nas cidades que anteciparam a data, como é o caso da capital paulista. Nesta sexta-feira (12), as agências abrirão normalmente e será liberada a segunda parcela do auxílio a 2,5 milhões de pessoas que fazem aniversário no mês de novembro.

No sábado, os trabalhadores nascidos em dezembro poderão sacar a segunda parcela do benefício. O procedimento também poderá ser feito em caixas eletrônicos ou casas lotéricas. Para isso, o beneficiário deve ter o aplicativo Caixa Tem, por onde terá de gerar um código autorizador - conhecido como token. Em caso de dificuldades, o usuário pode ser dirigir a uma agência.

A Caixa destaca que não há necessidade de os trabalhadores madrugarem em filas. Isso porque o atendimento será feito por meio de senhas, que serão distribuídas até o meio-dia. Mesmo após esse horário, quem pegou a senha será atendido.

Após o pagamento do benefício para os aniversariantes de dezembro, a Caixa encerra o calendário de liberações da segunda parcela para quem recebeu o primeiro pagamento do benefício até o dia 30 de abril. Entretanto, o banco afirma que quem não sacou ou transferiu o valor pode fazê-lo posteriormente. O valor continuará disponível àqueles que se enquadram nos critérios do programa.

O dinheiro da segunda parcela foi liberado entre os dias 20 e 26 de maio para esses trabalhadores, mas nesse período só foi permitido fazer compras e pagar contas pelo aplicativo Caixa Tem.

Próximos pagamentos

O calendário da segunda parcela para os informais que receberam o primeiro pagamento do auxílio a partir de maio ainda não foi divulgado pelo banco.

Quem está incluído no Bolsa Família poderá sacar o auxílio emergencial a partir da próxima quarta-feira (17). O calendário foi definido com base no último dígito do NIS (Número de Identificação Social) do beneficiário.

Datas de pagamento da terceira parcela para quem é do Bolsa Família

Número final do NIS Data da liberação
1 17 de junho
2 18 de junho
3 19 de junho
4 22 de junho
5 23 de junho
6 24 de junho
7 25 de junho
8 26 de junho
9 29 de junho
0 30 de junho

Em relação à terceira parcela do auxílio para trabalhadores informais, ainda não foi definido o cronograma de pagamento. O benefício deverá ser creditado de maneira escalonada na conta poupança digital da Caixa, seguindo o mês de nascimento. O banco pretende seguir o mesmo sistema feito na segunda parcela, que teve menos filas: o dinheiro é liberado antes para compras e pagamento de contas e só depois para transferências e saques em dinheiro.

O governo federal também prevê incluir mais duas parcelas do auxílio emergencial para quem ficou sem renda durante a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. As regras dependerão da aprovação de uma nova lei.

Solicitação nos Correios

Quem não tem internet pode fazer a solicitação do auxílio emergencial em uma agência dos Correios. Foi definido um calendário com base na data de nascimento para evitar aglomeração nos postos de atendimento. Cada dia da semana é destinado a atender aniversariantes de dois a três meses do ano.

  • Segunda-feira: nascidos em janeiro e fevereiro
  • Terça-feira: nascidos em março e abril
  • Quarta-feira: nascidos em maio e junho
  • Quinta-feira: nascidos em julho, agosto e setembro
  • Sexta-feira: nascidos em outubro, novembro e dezembro

Para que a requisição seja feita, é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Identificação oficial com foto, em que conste também o nome da mãe do beneficiário
  • CPF do usuário e dos membros da família que dependem da renda do titular
  • Dados bancários ou documento de identificação (RG, CNH, passaporte, CTPS, RNE ou CIE) para solicitar abertura de conta social digital, em nome do titular do benefício

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.