Descrição de chapéu INSS

Segurado não consegue fazer prova de vida do INSS

Aposentado está há um ano sem benefício porque INSS não reconhece procedimento

São Paulo

Às 7h da última segunda-feira (14), o aposentado Irineu Bertazo, 74 anos, era um dos segurados que esperava a abertura da agência do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em Santo André (ABC).

Com a retomada gradual do atendimento iniciada na última semana em todo o país, os postos em São Paulo ficaram de portas fechadas, após decisão da Justiça. Desde quinta-feira (17), as agências puderam reabrir no estado, mas sem o serviço de perícia médica.

Sem receber o benefício há mais de um ano por falta de prova de vida, Bertazo diz que já realizou o procedimento diversas vezes ao longo do ano passado, mas conta que a aposentadoria ainda não foi reativada.

Irineu Bertazo, 74 anos, não conseguiu ser atendido na agência: “Estava com agendamento há dois meses, mas o posto estava fechado por decisão da Justiça”  - Rivaldo Gomes/Folhapress

“Estava com o agendamento há dois meses e não fui atendido por causa dessa decisão da Justiça. Fui ao banco, fiz umas cinco vezes a prova de vida, mas marcaram essa entrevista [no INSS].”

O segurado, que conta ser aposentado desde 1992, disse que nunca havia tido problemas no procedimento nem no recebimento do benefício. Sem conseguir resolver pelos canais remotos do INSS, restou recorrer ao atendimento presencial.

“Estou revoltado, dependo do INSS. Estou sem renda, morando na casa do meu filho, que está me bancando”, explica.

O filho de Irineu, Rogério Bertazo, diz que conseguiu abrir um protocolo no Meu INSS, no qual foi solicitada a correção de dados.

“Dizem que o RG está errado e que precisam corrigir para fazer de novo a prova de vida no banco. Enviei foto dos documentos e agora estou esperando a regularização. O que custa fazerem logo esse reconhecimento de vida, algo tão simples?”

INSS diz que aposentadoria foi reativada

Em nota, o INSS informa que a aposentadoria, cessada em 2019, foi reativada em 26 de agosto de 2020.
“Para receber o valor do benefício de setembro, o senhor Irineu deve comparecer no banco para realizar a prova de vida. Depois, deve solicitar pelos canais remotos (telefone 135, aplicativo ou site Meu INSS) o pagamento dos valores não recebidos de julho de 2019 a agosto de 2020.”

Para saber como usar os serviços pelos canais remotos, o órgão diz que o segurado pode assistir a vídeos explicativos, acessando o site www.inss.gov.br e clicando no link “Saiba tudo sobre o Meu INSS”.

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