Descrição de chapéu INSS

Estudante tenta receber pensão por morte do INSS

Leitor fez o pedido e entregou documentos, mas solicitação ainda está em análise

São Paulo

O estudante Wesley Henrique Machado, 20 anos, espera há quase um ano e meio pela pensão por morte do INSS deixada por sua mãe.

Ele fez o pedido por meio do Meu INSS em junho de 2019, mas até hoje a solicitação está em análise.

“Moramos apenas eu e minha tia, que é aposentada e me ajuda. Faço alguns trabalhos para ajudar, mas estou desempregado. Por isso estou precisando desse benefício do INSS”, afirma.

Wesley diz não entender o porquê de tanta demora.

“Já se passou mais de um ano e não tive resposta alguma. Entreguei todos os documentos solicitados, mas até agora nada.”

Wesley Henrique, 20 anos, espera desde junho de 2019 pela pensão por morte do INSS deixada pela mãe - Arquivo pessoal

A pensão por morte foi um dos benefícios que mais teve mudanças com a reforma da Previdência, em 13 de novembro de 2019.

Vale lembrar que, como a morte da mãe do leitor ocorreu antes, as novas regras não incidem sobre seu benefício. No caso dele, que é dependente não inválido, o direito à pensão é apenas até os 21 anos. Ele também terá direito aos atrasados.

Se a morte ocorreu a partir da reforma, o pagamento da pensão é de 50% da aposentadoria do segurado que morreu ou do benefício por invalidez a que teria direito, mais 10% por dependente. O benefício não poderá ser menor do que o salário mínimo (R$ 1.045).

Pensionistas de segurados que não eram aposentados têm outro redutor. Como utiliza-se a regra da nova aposentadoria por invalidez, que deixou de ser integral, passa a ser considerada a média de todos os salários pagos desde julho de 1994, mais 2% a cada ano que superar 20 anos de contribuições feitas ao INSS.

INSS está verificando pedido

Em resposta, o INSS diz que não localizou o protocolo de pedido de pensão por morte feito pelo leitor. “Consta em nosso sistema que o senhor Wesley agendou atendimento presencial, mas não apresentou o protocolo de pedido de pensão.”

A reportagem do Agora enviou o número do protocolo de requerimento do segurado, que afirma ter feito a entrega. Em nova resposta, o INSS informa que encaminhou novamente o caso para a área técnica e que, quando houver retorno, dará novo posicionamento.

Envie também sua reclamação ou dúvida sobre benefícios do INSS para o email: defesa.aposentado@grupofolha.com.br

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