Descrição de chapéu INSS

Autônomo tenta receber auxílio-doença do INSS

Motoboy diz que não consegue agendamento de perícia pelo aplicativo Meu INSS

São Paulo

O autônomo Marcelo da Silveira Paulo de Carvalho Pedro, 35 anos, espera a liberação do auxílio-doença do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que está em análise.

Ele diz que deu entrada no pedido pelo Meu INSS, mas que o aplicativo não está permitindo o agendamento de perícia médica.

“Aparece a mensagem de que o serviço selecionado é incompatível com o requerimento. Em contato com o 135, informaram-me que só posso agendar a perícia após sair da análise.”

O autônomo Marcelo da Silveira, 35 anos, precisa do auxílio-doença para despesas da casa: “Sofri acidente de moto fazendo entregas, e estou sem renda”  - Arquivo pessoal

Marcelo diz que também não conseguiu receber o adiantamento de R$ 1.045. A possibilidade de antecipação foi instituída durante a pandemia do coronavírus, uma vez que as agências foram fechadas para atendimento presencial.

A reabertura dos postos da Previdência e a retomada dos agendamentos de perícia médica começaram, gradualmente, no início de setembro.

No entanto, como há agências que ainda estão fechadas, o governo publicou portaria permitindo, inicialmente, o pagamento da antecipação de R$ 1.045 para quem tivesse protocolado o pedido administrativo até 31 de outubro.

Na última quinta-feira (29), o prazo para pedir o adiantamento foi prorrogado até 30 de novembro.

O motoboy conta que sofreu acidente de moto ao fazer entregas, com fratura no fêmur e tórax. Agora, está sem poder trabalhar.

“A recuperação está sendo lenta, porque tive também oito costelas fraturadas e um pulmão perfurado. Devido à pandemia, fui demitido no início de abril. Recebi seguro-desemprego até setembro, mas no momento eu, meu filho de cinco anos e minha esposa estamos sem renda.”

INSS concede o benefício

Em resposta, o INSS diz que o auxílio-doença foi concedido em 29 de outubro, com pagamento retroativo a 20 de agosto de 2020.

Os detalhes do processo e informações sobre o pagamento podem ser consultados pelos canais remotos: site gov.br/meuinss, aplicativo Meu INSS ou telefone 135. Para acessar os serviços no portal, o segurado deve informar dados pessoais e criar uma senha. Após acessar o sistema, escolher os serviços ‘Carta de concessão’ e ‘Extrato de pagamento de benefício’.

Envie também sua reclamação ou dúvida sobre benefícios do INSS para o email: defesa.aposentado@grupofolha.com.br

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.