O aposentado Alexandre Brom, 61 anos, de Caçapava (116 km de SP), conta que o Itaú não envia pelos Correios o boleto de pagamento de seu consórcio de veículo. O leitor relata que todos os meses precisa ficar atento para saber se entregam antes da data de vencimento. Do contrário, terá que pagar juros por atraso.
“Não deveria pagar nada a mais. Afinal, eles que não mandam o boleto a tempo, mas não adianta. É uma dor de cabeça”, queixa-se.
Segundo o leitor, o problema começou quando o banco encerrou sua conta, na qual o pagamento de suas faturas estava programado em débito automático. O encerramento ocorreu após registrar reclamações no Banco Central.
“Reclamava de situações graves. No entanto, a ouvidoria preferiu fechar a minha conta do que resolver os problemas”, queixa-se o leitor à reportagem do Defesa do Cidadão.
“Sou uma pessoa prática e sempre preferi deixar todas as minhas contas em débito automático a ficar procurando boleto, mas, de repente, o Itaú cancelou a minha conta e algumas das faturas para pagar foram a de dois consórcios de automóveis. Ainda tenho produtos do Itaú, apesar de não ser mais correntista.”
O aposentado afirma que o intrigante é que um dos boletos do consórcio ele recebe normalmente pelos Correios, mas não o outro.
“É cansativo demais. Tenho que ficar ligando todos os meses. Cheguei a pagar R$ 200 de juros. Peço a intervenção do Defesa do Cidadão para que o banco tome providências e resolva o meu caso de maneira definitiva”, diz Alexandre Brom.
Instituição fornece explicação
O Itaú Unibanco diz que em julho, por uma decisão comercial, realizou o encerramento da conta-corrente, mas um mês antes à desvinculação enviou a decisão por correspondência com aviso de recebimento, para que o cliente pudesse buscar uma nova instituição. Com o encerramento da conta, diz nota, os boletos do consórcio passaram a ser enviados impressos para o endereço cadastrado. Quando necessário, por causa de eventual atraso na entrega, eles puderam ser reemitidos mediante solicitação.
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