A recepcionista Faine Mara Chiavenato, 41 anos, queixa-se de ter tido a aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) suspensa sem motivo.
Ela está afastada do trabalho desde março de 2019, quando começou a receber o auxílio-doença. A partir de fevereiro de 2020, o benefício foi convertido na aposentadoria por invalidez. Atualmente, ela faz tratamento de quimioterapia devido a um câncer.
A aposentadoria por invalidez é concedida a quem não consegue trabalhar por causa de doença ou acidente.
Uma das exigências para receber o benefício é ter cumprido a carência de 12 contribuições mensais na condição de segurado do INSS (exceto para acidentes e algumas doenças).
“Em dezembro, foram solicitados pelo INSS alguns documentos para atualização cadastral. Fiz o envio e, para minha surpresa, em janeiro não caiu o pagamento”, diz. “Já solicitei a reativação, mas a mensagem que aparece no Meu INSS é que o benefício está suspenso por marca de erro.”
Como não está trabalhando, a recepcionista diz que precisa com urgência do valor para custear despesas como aluguel, alimentação e medicamentos.
Ela afirma, ainda, que ao entrar em contato com o INSS pelos canais remotos, não consegue resposta.
“Ligo para o 135 para saber o motivo do não recebimento e me informam a mesma coisa do aplicativo: que o benefício está suspenso por marca de erro”, queixa-se. “Minha indignação é: como está suspenso se o mesmo foi concedido pelo próprio INSS?”
INSS vai resolver problema
Em nota, o INSS informa que o pedido de reativação está em análise no setor técnico do órgão para conclusão. “A segurada pode acompanhar seu processo pelos canais remotos do INSS (gov.br/meuinss) e pelo telefone 135.”
Em contato com o Agora, a leitora diz que a situação do benefício passou para “ativo”.
Para saber como usar os serviços do INSS pelos canais remotos de atendimento, é possível assistir a vídeos explicativos disponíveis no site gov.br e no Youtube: https://www.youtube.com/inssoficial.
Envie também sua reclamação ou dúvida sobre benefícios do INSS para o email: defesa.aposentado@grupofolha.com.br
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