Descrição de chapéu INSS

Leitora cobra reativação de aposentadoria do INSS

Recepcionista, que é aposentada por invalidez, não recebeu pagamento de janeiro

São Paulo

A recepcionista Faine Mara Chiavenato, 41 anos, queixa-se de ter tido a aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) suspensa sem motivo.

Ela está afastada do trabalho desde março de 2019, quando começou a receber o auxílio-doença. A partir de fevereiro de 2020, o benefício foi convertido na aposentadoria por invalidez. Atualmente, ela faz tratamento de quimioterapia devido a um câncer.

A aposentadoria por invalidez é concedida a quem não consegue trabalhar por causa de doença ou acidente.

Uma das exigências para receber o benefício é ter cumprido a carência de 12 contribuições mensais na condição de segurado do INSS (exceto para acidentes e algumas doenças).

A leitora Faine Mara da Silva Chiavenato diz que teve a aposentadoria por invalidez do INSS suspensa sem ser explicado o motivo - Arquivo pesoal

“Em dezembro, foram solicitados pelo INSS alguns documentos para atualização cadastral. Fiz o envio e, para minha surpresa, em janeiro não caiu o pagamento”, diz. “Já solicitei a reativação, mas a mensagem que aparece no Meu INSS é que o benefício está suspenso por marca de erro.”

Como não está trabalhando, a recepcionista diz que precisa com urgência do valor para custear despesas como aluguel, alimentação e medicamentos.

Ela afirma, ainda, que ao entrar em contato com o INSS pelos canais remotos, não consegue resposta.

“Ligo para o 135 para saber o motivo do não recebimento e me informam a mesma coisa do aplicativo: que o benefício está suspenso por marca de erro”, queixa-se. “Minha indignação é: como está suspenso se o mesmo foi concedido pelo próprio INSS?”

INSS vai resolver problema

Em nota, o INSS informa que o pedido de reativação está em análise no setor técnico do órgão para conclusão. “A segurada pode acompanhar seu processo pelos canais remotos do INSS (gov.br/meuinss) e pelo telefone 135.”

Em contato com o Agora, a leitora diz que a situação do benefício passou para “ativo”.

Para saber como usar os serviços do INSS pelos canais remotos de atendimento, é possível assistir a vídeos explicativos disponíveis no site gov.br e no Youtube: https://www.youtube.com/inssoficial.

Envie também sua reclamação ou dúvida sobre benefícios do INSS para o email: defesa.aposentado@grupofolha.com.br ​​​​​​​

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