A operadora de telemarketing Barbara Maria da Silva, 24 anos, espera desde dezembro pelo auxílio-doença do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Grávida de sete meses, ela enfrentou complicações na gestação que a afastaram do trabalho, mas o resultado da perícia da Previdência ainda não saiu.
“No dia da perícia, a médica me disse que o resultado sairia no mesmo dia. Como não saiu, esperei uma semana e liguei no 135 para saber o motivo”, diz.
“O atendente me informou que havia ocorrido um erro do INSS e que não haviam lançado o resultado. Ele, então, abriu um requerimento, que até hoje está em análise.”
Barbara diz, ainda, que a situação da perícia no Meu INSS consta como ‘cumprida’, mas que o requerimento aberto pelo funcionário que a atendeu consta apenas como ‘acerto pós-perícia’.
“Achei estranho, até perguntei se precisaria voltar ao INSS e ele me disse que não, que seria a distância, e que só seria necessário voltar caso fossem solicitados novamente os atestados.”
A jovem queixa-se de estar sem renda desde dezembro, uma vez que está afastada do trabalho e sem receber o benefício do INSS. Ela teme que a demora na concessão do auxílio possa atrapalhar no recebimento da licença-maternidade.
“Meu último pagamento da empresa foi de apenas R$ 330, referente aos primeiros dias de dezembro que trabalhei”, explica.
“Estou com medo de não sair o resultado antes da minha filha nascer, porque ainda não consegui comprar nada do enxoval e estou vivendo de doações e ajuda da minha família para comer.”
INSS solicita correção de dados
Em nota, o INSS esclarece que a leitora possui informações incompletas sobre seus vínculos trabalhistas e recolhimento de contribuições no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais).
“Por esse motivo, o INSS vai convocar a senhora Barbara Maria da Silva para apresentar documentos que possibilitem atualizar seus dados cadastrais e as informações no Cnis”, informa o órgão.
É possível verificar detalhes do processo pelo Meu INSS (aplicativo ou site meu.inss.gov.br) ou pelo telefone 135.
Envie também sua reclamação ou dúvida sobre benefícios do INSS para o email: defesa.aposentado@grupofolha.com.br
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