Descrição de chapéu INSS

Gestante espera resultado de perícia médica do INSS

Procedimento foi feito há mais de dois meses, mas auxílio-doença ainda não saiu

São Paulo

A operadora de telemarketing Barbara Maria da Silva, 24 anos, espera desde dezembro pelo auxílio-doença do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Grávida de sete meses, ela enfrentou complicações na gestação que a afastaram do trabalho, mas o resultado da perícia da Previdência ainda não saiu.

“No dia da perícia, a médica me disse que o resultado sairia no mesmo dia. Como não saiu, esperei uma semana e liguei no 135 para saber o motivo”, diz.

“O atendente me informou que havia ocorrido um erro do INSS e que não haviam lançado o resultado. Ele, então, abriu um requerimento, que até hoje está em análise.”

No sétimo mês de gestação, Barbara Maria da Silva, 24, está sem salário e sem o benefício do INSS  - Arquivo pessoal

Barbara diz, ainda, que a situação da perícia no Meu INSS consta como ‘cumprida’, mas que o requerimento aberto pelo funcionário que a atendeu consta apenas como ‘acerto pós-perícia’.

“Achei estranho, até perguntei se precisaria voltar ao INSS e ele me disse que não, que seria a distância, e que só seria necessário voltar caso fossem solicitados novamente os atestados.”

A jovem queixa-se de estar sem renda desde dezembro, uma vez que está afastada do trabalho e sem receber o benefício do INSS. Ela teme que a demora na concessão do auxílio possa atrapalhar no recebimento da licença-maternidade.

“Meu último pagamento da empresa foi de apenas R$ 330, referente aos primeiros dias de dezembro que trabalhei”, explica.

“Estou com medo de não sair o resultado antes da minha filha nascer, porque ainda não consegui comprar nada do enxoval e estou vivendo de doações e ajuda da minha família para comer.”

INSS solicita correção de dados

Em nota, o INSS esclarece que a leitora possui informações incompletas sobre seus vínculos trabalhistas e recolhimento de contribuições no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais).

“Por esse motivo, o INSS vai convocar a senhora Barbara Maria da Silva para apresentar documentos que possibilitem atualizar seus dados cadastrais e as informações no Cnis”, informa o órgão.

É possível verificar detalhes do processo pelo Meu INSS (aplicativo ou site meu.inss.gov.br) ou pelo telefone 135.

Envie também sua reclamação ou dúvida sobre benefícios do INSS para o email: defesa.aposentado@grupofolha.com.br

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.