Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Paciente tenta há 2 anos marcar retorno no Iamspe

Aposentada diz ter glaucoma e catarata no olho direito e precisa de tratamento

São Paulo

Desde 2019, Vera Lúcia Bezerra Ferreira da Silva, 72 anos, tenta agendar uma consulta de retorno no grupo de glaucoma do Hospital do Servidor Público Estadual, mas não consegue. Ela diz que precisa ser atendida pela médica que a acompanhava para começar urgentemente um tratamento na vista direita.

A aposentada explica que, no final de 2018, descobriu que tem glaucoma e catarata no olho direito e, desde então, sua visão tem ficado cada vez mais prejudicada.

Vera Lúcia conta que a médica que fazia seu acompanhamento solicitou uma série de exames e pediu para que ela retornasse para nova avaliação em seis meses. “O fato é que fiz todos os exames necessários, conforme pedido, mas não consigo agendar a consulta para que a médica possa vê-los. Aliás, daqui a pouco eles vão perder a validade. Sem falar que tenho muita dificuldade para enxergar.”

Vera Lucia Bezerra Ferreira da Silva afirma esperar há dois anos o agendamento de uma consulta no Iamspe - Arquivo pessoal

A moradora da Vila da Mercês (zona sul) relata que, diariamente, liga para central de atendimento do Iamspe, mas reclama que, todas as vezes, é informada pelos atendentes de que não tem agenda aberta para a especialidade, não há vaga ou não estão marcando consultas por causa da pandemia de coronavírus.

“Então pedem para ligar no dia seguinte, mas nunca consigo agendar. Cada dia é uma desculpa. Isso é inaceitável. Os médicos pedem algo simples, porém o paciente é impedido de fazer. Não posso ficar esperando para sempre, pois essa indefinição está comprometendo a minha visão. Não é brincadeira."

Hospital agenda atendimento

O Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) esclarece, por meio de nota de sua assessoria de imprensa, que entrou em contato com a paciente para informar a data da consulta. O instituto diz ainda estar à disposição da paciente.

Em novo contato com o Agora, a leitora Vera Lúcia Bezerra Ferreira da Silva confirmou a informação. “A consulta finalmente foi agendada. Irei no dia 1° de abril. Espero que desta vez eu consiga iniciar algum tipo de tratamento.”

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.