A aposentada Marilene de Lima, 72 anos, tem um HB20, ano 2016 e, no dia 6 de outubro, agendou revisão anual em uma concessionária da Hyundai. Ela reclama, porém, do atendimento e solicita o reembolso de R$ 1.577, referentes ao pagamento de uma peça, que, segundo ela, foi trocada indevidamente.
A moradora do Butantã (zona oeste) diz que, na ocasião, foi atendida por diferentes consultores da Hyundai, sendo que o último entregou o carro sem fazer comentários sobre a necessidade da troca da embreagem.
“Embora o mecânico tivesse colocado a observação sobre a embreagem, o consultor disse que não havia necessidade de troca, pois, segundo ele mesmo, um veículo com 7.696 km rodados seria impossível ter a embreagem gasta”, afirma à reportagem.
“É um carro praticamente novo. Nunca tive nenhum problema com embreagem. Quase não saio com ele. É tanto que, após a revisão, saí com o veículo no dia 19 de outubro, mas, para a minha surpresa, tive que retornar de guincho para a concessionária”, explica.
Marilene afirma que o veículo foi deixado novamente na loja no dia seguinte, 20 de outubro. “O gerente disse que a embreagem estava esfarelando por mau uso. Já tive vários carros e nunca houve a acusação de ser má motorista. Nunca precisei trocar embreagem de nenhuma outra marca nem sequer houve envio da peça para fábrica. Só me deram o orçamento de R$ 1.577,48 e ponto. Não houve avaliação de um perito veicular para informar o que seria mau uso ou desgaste.”
Item estava fora da garantia
A Hyundai Motor Brasil informa que, infelizmente, não será possível investigar se houve problema de fabricação, uma vez que foi efetuada a troca da embreagem e a Hyundai não possui a peça em questão.
A montadora afirma que, de acordo com o manual do proprietário, o prazo de garantia de peças de desgaste natural é de 90 dias e, dessa forma, o item já estaria fora da cobertura. A oferta de desconto, diz nota, em um novo veículo foi feita.
“Não quero mais carro da marca”, afirmou a leitora.
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