Leitora tenta receber pensão por morte do marido desde 2020

Gilda Forastieri entrou com pedido em agosto e benefício não foi concedido

São Paulo

A leitora Gilda Lucena Forastieri, 76 anos, do Jardim Imperador (zona leste), espera desde agosto de 2020 pela pensão por morte do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) após perder o marido Jayme Forastieri.

Gilda Lucena Forastieri (Defesa do Aposentado) - Agora SP
Gilda Lucena Forastieri tenta receber pensão por morte do esposo desde 2020 - Arquivo Pessoal

​Ela relata que entrou com o pedido logo após o acontecimento e segue sem receber o benefício até hoje. “Meu marido faleceu em agosto de 2020 e o INSS pediu os documentos. A gente deu entrada com a certidão de óbito e tudo, mas já estamos em maio e o INSS ainda não concedeu o benefício", diz.

"Eu estou aguardando e só aparece em análise. Desde agosto de 2020 está em análise, quase um ano, é um absurdo”, completa. Gilda também afirma que em novembro do ano passado o INSS exigiu alguns documentos a mais e ela cumpriu o pedido.

“Já entreguei certidão de óbito, documento e tudo no processo. Minha filha ainda levou tudo pessoalmente para comprovar. Pediram a exigência em novembro, já cumprimos e nada”, comenta.

A leitora diz que tem direito a receber um salário mínimo de benefício e que o dinheiro tem feito falta no dia a dia. “O dinheiro faz muita falta, ainda mais por conta da pandemia do coronavírus. É um salário mínimo que preciso receber”, diz.

A pensão por morte é um direito concedido aos dependentes do contribuinte do INSS, quando do falecimento do segurado. Entre os possíveis beneficiários, está o cônjuge ou companheiro.

Até 2015, o cálculo da pensão por morte era 100% do valor da aposentadoria do segurado que morreu (ou da aposentadoria por invalidez a que teria direito), sem carência, sem exigência de tempo mínimo de união e era uma pensão vitalícia.

A partir de 2015, a pensão por morte teve algumas mudanças. O benefício passou a ser temporário, e não mais vitalício, a duração passou a ser calculada de acordo com o tempo de união e a idade do cônjuge, entre ou tras regras.

INSS concede a pensão

Em nota, o INSS informa que concedeu a pensão da segurada no último dia 12, com pagamento retroativo a 3 de agosto de 2020. "A liberação do valor do benefício está em processamento."

A leitora pode consultar os detalhes do processo e as informações sobre o pagamento do benefício pelos canais remotos do INSS (site gov.br/meuinss, aplicativo de celular Meu INSS ou pelo telefone 135).

Para acessar os serviços no portal Meu INSS, ela deve informar seus dados pessoais e criar uma senha. Depois, basta selecionar os serviços “Carta de concessão” e “Extrato de pagamento de benefício”.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.