Descrição de chapéu INSS

Após se aposentar, leitor cobra os atrasados do INSS

Segurado teve seu benefício concedido em 2016, mas não recebeu o retroativo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Morador da cidade de Cosmópolis (135 km de SP), o leitor Marco Antonio Alves Gomes, 48 anos, começou a receber sua aposentadoria por tempo de contribuição em abril. Ele conta que, com a conversão de tempo especial trabalhado em uma indústria do ramo químico, somou 37 anos.

O benefício foi concedido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) com data retroativa a dezembro de 2016. Gomes já está recebendo a aposentadoria, mas ainda não teve acesso ao dinheiro referente aos atrasados, do período entre 2016 e 2021.

Marco Antônio Alves Gomes tenta receber verba retroativa referente à sua aposentadoria por tempo de contribuição - Arquivo pessoal

O pedido de aposentadoria foi feito em 2016, mas, inicialmente, foi indeferido. Gomes recorreu e, depois de o caso chegar à última instância, o INSS foi obrigado a conceder o benefício.

“Esse valor retroativo é meu direito. Eu trabalhei e contribuí por muitos anos e agora exijo o que é meu. Esse dinheiro está me fazendo falta”, diz Gomes.

O segurado diz que chegou a entrar em contato com o INSS em diversas ocasiões para buscar informações sobre seu pedido. Ele conta, entretanto, que não recebeu nenhum posicionamento sobre a situação. “Infelizmente, não há nenhuma sinalização de que o pagamento será feito.”

Desempregado desde 2018, Gomes diz que precisa da grana dos atrasados para ajudar a organizar as finanças da casa. “Quando eu saí da empresa, eu ainda não estava recebendo a aposentadoria. Tive que usar parte das verbas rescisórias. Isso ajudou, mas chega uma hora que dificulta”, comenta.

Valor ainda está em ‘auditagem’

Por meio de nota enviada ao Agora, o INSS afirmou que “o valor devido ao segurado está no setor técnico para auditagem”. Não foi informado um prazo para que o dinheiro seja liberado ao beneficiário.

Entretanto, o instituto orienta ao segurado que acompanhe seu processo por meio de seus canais oficiais, como o Meu INSS, também disponível para aplicativo de celular, e o telefone 135.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.