Descrição de chapéu INSS

Saiba se deve fazer a prova de vida do INSS até este sábado (31)

INSS tem cronograma para regularizar situação de quem não fez o procedimento em 2020

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) voltou a ser obrigatória no mês passado, após ter sido suspensa em março de 2020, em razão da pandemia de Covid-19. O procedimento é feito anualmente para comprovar que o segurado está vivo, evitando fraudes.

Para regularizar a situação dos beneficiários, o INSS estabeleceu um cronograma. Aposentados, pensionistas e demais beneficiários há, pelo menos, um ano de renda previdenciária precisam ficar atentos para evitar o corte do pagamento.

A prova de vida deve ser feita no mês em que foi feita a comprovação no ano anterior. Quem faria a prova de vida em maio ou junho do ano passado e não fez deve realizar o procedimento até este sábado, 31 de julho. A partir de agosto, segundo o cronograma do instituto, será a vez de quem teria que fazer a comprovação em julho e agosto de 2020.​

Agência da Caixa em São Mateus (zona leste de SP) - Havolene Valinhos/Folhapress

Para a maior parte dos segurados, a prova de vida deve ser feita no banco responsável por pagar o benefício, preferencialmente na agência onde a conta foi aberta. É necessário levar um documento de identidade com foto, que pode ser o RG, a carteira de motorista ou a carteira de trabalho.

Alguns bancos também permitem que a prova de vida seja feita por meio de biometria, nos caixas eletrônicos ou nos seus próprios aplicativos, se o beneficiário que já tiver a biometria cadastrada.

Quem não puder ir ao banco por dificuldades de locomoção ou por motivo de doença pode fazer a prova de vida por meio de um procurador cadastrado no INSS. Para idosos com mais de 80 anos, é possível solicitar o atendimento em casa, por meio do telefone 135.

Perdi o prazo e agora?

No próprio banco em que recebe o benefício, o segurado fica sabendo se precisa fazer a prova de vida neste ano. A informação também pode ser obtida pelo telefone 135. Mas, se perder o prazo, o beneficiário deve ir o quanto antes ao banco regularizar a situação.

Após seis meses do fim do prazo, o benefício é encerrado por falta da renovação da senha e será preciso recorrer ao Meu INSS para a reativação.

Caso o pagamento só esteja bloqueado ou o benefício esteja suspenso, o beneficiário deve ir ao banco e realizar a prova de vida. Com isso, o benefício pode ser reativado e os pagamento liberados.

Precisa fazer a prova de vida neste ano quem:

NÃO FEZ O PROCEDIMENTO EM 2020

O beneficiário que não comprovou estar vivo em 2020 precisará ir à agência onde recebe a renda previdenciária, com RG ou outro documento com foto, neste ano, de acordo com o calendário abaixo

Quando a prova de vida venceu ou vai vencer Novo prazo para fazer a prova de vida
Até abril de 2020 Junho de 2021
Maio e junho de 2020 Julho de 2021
Julho e agosto de 2020 Agosto de 2021
Setembro e outubro de 2020 Setembro de 2021
Novembro e dezembro de 2020 Outubro de 2021


COMPROVOU VIDA NO COMEÇO DE 2020

  • O segurado que fez a prova de vida o ano passado mesmo sem a obrigatoriedade teve ampliado o prazo para voltar à agência e realizar o procedimento anual
  • Para quem fez o procedimento no segundo semestre do ano passado, a comprovação ficará para o ano que vem
Quando a prova de vida venceu ou vai vencer Novo prazo para fazer a prova de vida
Janeiro e fevereiro de 2021 Novembro de 2021
Março e abril de 2021 Dezembro de 2021

Quem vai comprovar vida em 2022

No ano que vem deverá comprovar vida quem tiver o procedimento realizado a partir de maio de 2020 e precisará passar por nova fé da vida

Quando a prova de vida venceu ou vai vencer Novo prazo para fazer a prova de vida
Maio e junho de 2021 Janeiro de 2022
Julho e agosto de 2021 Fevereiro de 2022
Setembro e outubro de 2021 Março de 2022
Novembro e dezembro de 2021 Abril de 2022
Janeiro e fevereiro de 2022 Maio de 2022
Março e abril de 2022 Junho de 2022
Maio e junho de 2022 Julho de 2022
Julho de 2022 Agosto de 2022
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.