Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Detran demora para fazer emissão de CNH definitiva

Motorista diz que, desde o final de dezembro de 2020, aguarda solução para o caso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A atendente Giovanna Maidana Barros, 22 anos, de Itaquera (zona leste), conta que, desde o final do ano passado, está tentando trocar a permissão para dirigir pela CNH (Carteira de Habilitação Nacional) definitiva. Porém ela reclama que não é atendida pelo Detran.SP.

Giovanna tirou a CHN em 2019, e a permissão venceu em setembro do ano passado. “Por causa da pandemia fecharam o Detran, quando os postos foram reabertos, consegui agendar um horário no Poupatempo de Itaquera para dezembro.”

A leitora relata que pagou a taxa para fazer a renovação e deram dez dias úteis para a retirada do documento. No entanto, ela afirma que, ao chegar no Poupatempo no dia em que estava marcado, foi informada que a CNH não foi emitida porque não tinha sido dada baixa no pagamento.

“Deram mais dez dias úteis e esperei. Fui lá novamente e eles falaram que não tinha sido emitida porque ainda não tinha dado baixa de pagamento novamente. Perguntei onde eu tinha que resolver e eles falaram que não era com eles.”

Giovanna relata que, na época, havia começado a fase vermelha do Plano São Paulo e fecharam novamente estabelecimentos como Poupatempo e Detran.SP.

“Quando reabriu, marquei um horário. Puxaram meus dados para verificar se havia alguma pendência, mas não tinha. Nem a atendente conseguiu explicar o que tinha acontecido. Ela deu mais dez dias úteis. Falou que iria atualizar no aplicativo e, até agora, nada. A última vez que fui lá tem um mês.”

Documento está disponível

O Detran.SP informa que a CNH da leitora Giovanna Maidana Barros foi emitida e está disponível para ser baixada no aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito), do governo federal. Já o documento físico, diz a nota, será entregue na unidade do Poupatempo Itaquera.

O órgão diz ainda que é importante esclarecer que a CNH digital possui validade jurídica igual a da versão física.

Em novo contato com o Agora, a leitora disse que irá retirar o documento no local.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.