Ladrão invade delegacia e leva celulares apreendidos

Criminoso ainda furtou distintivo de escrivão e defecou no local

São Paulo

Um suspeito, ainda não identificado, invadiu o 77º DP (Santa Cecília), e levou 29 celulares mantidos no distrito, após serem apreendidos com criminosos em janeiro de 2018 e março deste ano. O criminoso também furtou o distintivo de um escrivão, além e urinar e defecar dentro da delegacia. O caso ocorreu por volta das 7h do último sábado (13).

Homem suspeito de furtar 29 celulares no 77º DP (Santa Cecília) - Reprodução/Polícia Civil

Câmeras do distrito registraram a ação do criminoso. Segundo as imagens o ladrão, de barba e vestindo uma camiseta amarela, sobe em uma viatura da Polícia Científica, estacionada na lateral da delegacia.
Após subir no veículo, o criminoso entra no prédio por um vão, usado para colocar ar-condicionado, equipamento inexistente na abertura.

Foi registrado em boletim de ocorrência que o suspeito primeiramente entrou no Cartório 3 da delegacia. "Foi constatada [por policiais após o furto] a subtração do distintivo [de um escrivão], uma mochila preta e celulares, apreendidos em inquéritos policiais", diz trecho do documento policial.

Na sequência, o bandido foi ao Cartório 4 do distrito, onde segundo a polícia "vandalizou" o local, onde também urinou e defecou. Em seguida, ele fugiu com os aparelhos.

Parte dos celulares furtados foram apreendidos por policiais do 77º DP em janeiro do ano passado. Segundo boletim de ocorrência, agentes encontraram 22 aparelhos na mochila de um casal, em um quarto de hotel no bairro de Santa Cecília (região central de SP).

Os demais telefones furtados pelo suspeito haviam sido apreendidos, em 20 de março deste ano, dentro de uma loja na Consolação (região central de SP), durante a operação "Mobile", realizada para prender suspeitos de receptar aparelhos roubados e furtados.

Resposta

A SSP (Secretaria da Segurança Pública), gestão João Doria (PSDB), afirmou que a Polícia Civil investiga o furto ocorrido dentro da delegacia. "A autoridade analisa imagens e realiza diligências para identificar e prender o autor. A Corregedoria da Polícia Civil acompanha o caso", diz trecho de nota.

Outros casos

Recentemente, o Agora publicou sobre o furto de ao menos 81 armas de fogo de dentro da Delegacia Central de Cotia (Grande SP). O crime foi constatado, quando o escrivão-chefe do distrito precisou encaminhar armas à Justiça. Quatro pessoas foram presas na ocasião, incluindo um auxiliar administrativo que prestava serviços na delegacia.

O Agora também publicou, em outubro do ano passado, reportagem sobre o sumiço de quase uma tonelada de maconha (900 kg) de dentro do 1º DP (Sé), na Liberdade (região central).

O sumiço, registrado como furto no distrito, aconteceu no dia 17 de agosto.
Segundo o documento policial, a chefe dos escrivães da delegacia na ocasião, relacionava e conferia armas e drogas apreendidas e guardadas em um depósito no subsolo da delegacia.

Ela iria repassar as informações ao seu sucessor, pois iria para outra delegacia. A conferência era feita havia dois dias.

Durante a vistoria, ainda de acordo com o boletim de ocorrência, a policial, de 53 anos, constatou que 50 sacos de maconha haviam sido furtados do local.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.