Descrição de chapéu Vigilante Agora

Velhos problemas na capital paulista continuam sem solução

Vigilante Agora volta a locais da cidade reprovados em seis reportagens

Luciano Cavenagui
São Paulo

A Prefeitura de São Paulo, sob a gestão Bruno Covas (PSDB), não resolveu a maioria dos problemas apontados pelo Vigilante Agora. No dia 1º de maio, a reportagem retornou a locais reprovados em seis reportagens publicadas entre agosto de 2018 e janeiro deste ano.

Nestes locais, o Vigilante encontrou condições inadequadas em parques para cachorros, os ParCães, falta de sinalização de trânsito para veículos e pedestres no entorno de escolas, problemas em viadutos, piscinas públicas degradadas, pontos de ônibus sem condições de uso adequado e ecopontos deficientes.

Situação de conservação dos aparelhos de treinamento de agility do parcão do Jardim Santa Cruz, na região do Sacomã, zona sul de São Paulo - 03.05.2019 - Rubens Cavallari/Folhapress

De maneira geral, a prefeitura respondeu, na ocasião da publicação das reportagens do Vigilante, que iria verificar e resolver os problemas apontados. Entretanto, a resolução ficou mesmo só na promessa.
Os ParCães do Jardim Santa Cruz (zona sul) e Tatuapé (zona leste), por exemplo, continuam com equipamentos sem conservação.

Também não foi dada atenção aos problemas apontados em relação à sinalização da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) em três escolas visitadas, localizadas nas zonas oeste, norte e sul. A falha em pinturas e placas pode afetar a mobilidade nesses locais por onde passam alunos, pais e professores, e provocar acidentes.

Os viadutos da cidade igualmente continuam com falhas de manutenção, sujos e degradados. "Tenho até receio de passar por aqui", diz o vendedor Adalberto Fialho, 43 anos, morador da Bela Vista (região central), sobre o viaduto Júlio de Mesquita Filho, situado no bairro. "Aqui costuma sempre ter muito lixo jogado, há infiltrações e usuários de drogas. O cenário é péssimo", afirma.

A população também sofre quando deseja usar as piscinas públicas. A da Barra Funda (zona oeste) continua fechada. A piscina olímpica do Parque Ceret, no Tatuapé (zona leste), também se mantém interditada.

Os pontos de ônibus da região central estão com problemas de manutenção e vandalismo, sem mudanças nos períodos checados pela reportagem. O Vigilante voltou a três pontos, constatando a continuidade das mesmas falhas.

Ponto de ônibus na av. São João próximo à rua Ana Cintra (sentido centro): pichações no cartaz de itinerário das linhas e lixo - 07.05.2019 - Rubens Cavallari/Folhapress

"Nós pagamos caro pela passagem de ônibus e não temos o retorno nas condições de uso", reclama a atendente de telemarketing Patrícia Marques, 25 anos, que utiliza o ponto visitado na avenida São João (centro).

Os ecopontos do Peruche (zona norte) e Brás (região central) continuam com deficiências na organização e atendimento.

Resposta: Prefeitura diz que realiza manutenções

A respeito dos ParCães, a Secretaria das Subprefeituras, gestão Bruno Covas (PSDB) diz que as subprefeituras da Mooca e Ipiranga fazem ações de zeladoria no entorno das unidades. Alega que os equipamentos são instalados por organizações, que devem fazer manutenção.

Sobre a sinalização nas escolas, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) diz que programou para a segunda quinzena deste mês a implantação de sinalização na rua Tenente Moretti, na Vila Santa Catarina (zona sul). A empresa afirma que a sinalização nas imediações da Emei Jean Piaget passou por manutenção no segundo semestre de 2018. Diz ter vistoriado a rua Saldanha da Gama e constatou que faixas de solo e placas estão em boas condições.

A respeito da escola Doutor Octávio Mendes (Cedom), em Santana (zona norte), diz que a rua Voluntários da Pátria tem sinalização de velocidade a 30 km/h e de advertência de área escolar. E que há travessia com semáforo em frente à escola.

Sobre os viadutos, a gestão Covas diz que implantou nova sinalização em vias que receberam o programa Asfalto Novo, entre elas a ciclovia do viaduto Curuçá. Sobre tartarugas quebradas em alguns trechos do viaduto Itinguçu, a CET diz que fará projeto de reposição.

Moradores de rua sob o viaduto Júlio de Mesquita Filho, na Bela Vista
Moradores de rua sob o viaduto Júlio de Mesquita Filho, na Bela Vista - 03.05.2019 - Rubens Cavallari/Folhapress

A respeito do viaduto Júlio de Mesquita Filho, a gestão diz que fez serviços de tapa-buraco e de limpeza no dia 7, e que grades serão vistoriadas e reparadas nesta semana. Em novembro de 2018, foi firmada cooperação com uma associação para revitalização esportiva do espaço, sendo criado o Centro Esportivo Viaduto do Café. A gestão alega que a manutenção dos equipamentos é realizada periodicamente. O convênio tem duração de 36 meses.

A gestão Covas também diz ter feito serviços de limpeza nos viadutos Curuçá e Itinguçu.

Sobre piscinas, a gestão diz que foram colocadas portas nos banheiros, a limpeza e a troca de azulejos na pia e os reparos no teto na área do Parque Ceret. Não respondeu sobre a previsão de abertura da piscina fechada. Sobre a da Barra Funda, a gestão respondeu que os reparos nas portas estão sendo providenciados. Afirmou que as instalações de banheiro e vestiário feminino e masculino são divididas e independentes, e que ambas possuem chuveiros, sanitários e vestiários. Não respondeu sobre previsão de abertura da piscina interditada.

Sobre pontos de ônibus, a SPObras, afirma que a concessionária fez de manutenção dos endereços do largo do Paissandu e da avenida Rio Branco. Sobre o ponto da avenida São João, diz que o local não foi incluído no contrato de concessão de 2012. Diz que está vigente um edital para consulta pública, que envolve pontos na mesma situação. A concessionária Otima confirma as informações e afirma que faz a manutenção rotineira dos pontos sob contrato.

Sobre os ecopontos, a Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana) diz que irá reforçar a orientação aos funcionários quanto ao atendimento e organização do espaço.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.