Inverno deve ter temperaturas mais amenas e dentro da média

Estação que começa hoje vai ter mais dias com tempo seco e outros com o chamado veranico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo


Quem espera por um inverno de ranger os dentes pode devolver os casacos pesados para o guarda-roupa. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a estação mais fria do ano, que começa nesta sexta-feira (21), terá temperaturas dentro da média histórica para o período, com passagens de massas de ar polar menos intensas que o normal.

Pedestres se protegem do frio na região central de São Paulo - Robson Ventura - 05.out.2010/Folhapress

“Sabe quando acontece um veranico, como na semana passada? Tudo isso por causa da [zona de] alta pressão parada no estado”, afirma a meteorologista Helena Balbino. A zona de alta pressão provoca um bloqueio e impede a chegada do frio a São Paulo. “As frentes estão ficando mais no Sul e no Norte do país. Por isso, o tempo está seco e já temos casos de incêndio e foco de queimada no interior”, explica.

Segundo a meteorologista, já estamos sob influência do El Niño, mas neste ano ele não está tão acentuado. “As águas do [Oceano] Pacífico na região equatorial estão um pouquinho mais quentes, mas nada que vá influenciar tanto”, afirma.

Ainda neste outono já foi possível notar que o frio não será tão intenso. “No Sul, normalmente, vem uma frente fria por semana. Mas elas já não estão chegando com tanta força, a ponto de esfriar a superfície”, diz Helena. Estamos tendo uma queda suave na temperatura. Elas [as massas de ar] desviam pelo oceano. Não chegam a entrar pelo interior como um todo”, completa.

A meteorologista alerta para a necessidade de a população continuar economizando água, diante das incertezas a respeito da próxima estação chuvosa, que será o verão de 2019 para 2020.

Hoje a temperatura não deverá ficar muito acentuada. A previsão é de que a máxima não passe dos 21°C. No final de semana ela volta a subir, batendo na casa dos 25°C. Segundo o Climatempo, a chuva deve dar as caras na quinta (27).

Mulher agasalhada caminha pela Avenida Paulista, em São Paulo - Apu Gomes - 26.jul.2013/Folhapress
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.