Vacinação contra sarampo começa hoje na capital paulista

Cidade teve primeiro caso autóctone da doença desde 2015

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A capital terá nesta segunda-feira (10) o início da campanha de vacinação contra o sarampo. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a meta é imunizar 2,9 milhões de pessoas de 15 a 29 anos até 12 de julho.

Mulher é vacinada contra o sarampo em prédio comercial da avenida Paulista (região central) - Rubens Cavallari - 5.abr.2019/Folhapress

Segundo a administração municipal, o dia D da campanha, com a abertura dos postos de saúde aos sábados, está marcado para o próximo dia 29.

Há três semanas, a capital teve o primeiro caso autóctone (contágio dentro da cidade) da doença desde 2015. O fato de haver uma transmissão local aumenta o nível de alerta da secretaria, que indica que o vírus já pode estar em circulação no município.

O boletim epidemiológico do Ministério da Saúde de 16 de maio mostra que 36 casos já tinham sido registrados em todo o estado de São Paulo.

Altamente contagioso, o sarampo é transmitido pela saliva ou secreções expelidas quando o infectado tosse, espirra ou fala. Febre acima de 38,5°C, tosse, coriza e manchas vermelhas na pele são alguns sintomas. As complicações decorrentes da doença podem levar até mesmo à morte.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.