Campanha de vacinação contra sarampo é ampliada para bebês em São Paulo

Dose extra não altera o calendário de vacinação

Mariangela Castro
São Paulo

A prefeitura de São Paulo, sob gestão Bruno Covas (PSDB), ampliou nesta quinta-feira (25) o público-alvo da campanha de vacinação contra o sarampo. A partir de agora, crianças com idade entre seis meses e um ano também devem ser imunizadas.

Antes, a primeira dose da vacina era fornecida para os bebês apenas quando fossem completados os primeiros 12 meses de vida.  A decisão de aumentar o público-alvo foi determinada pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde do Município (Covisa), em conjunto com o Ministério da Saúde e o Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo, para conter o avanço do sarampo

Fila de vacinação contra o sarampo na entrada da estação Santa Cecília do Metrô - Rubens Cavallari/Folhapress

Segundo a prefeitura, a antecipação da vacina não substitui o calendário de rotina estabelecido pela Secretaria Municipal da Saúde, que prevê duas etapas para a imunização: aos 12 meses de idade, com aplicação da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), e aos 15 meses, com aplicação da tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela/catapora). 

Sendo assim, antes destas duas aplicações, bebês com idade entre seis e 12 meses também devem receber a dose contra o sarampo. Vale ressaltar que o intervalo entre a vacina da campanha e a vacina de rotina deve ser de no mínimo 30 dias. 

Crianças dessa faixa-etária que já tenham sido imunizadas em uma das ações de bloqueio realizadas neste ano na capital não devem participar da campanha novamente.

Para jovens entre 15 e 29 anos, a orientação para se vacinar segue de forma indiscriminada, isto é, independente da situação vacinal. Pessoas desta idade, assim como agora as crianças entre seis meses e um ano, não precisam apresentar o cartão do SUS para receber a imunização em Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou em postos volantes. 

TIRE DÚVIDAS SOBRE O SARAMPO

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.