Cartão para idoso estacionar pode ser pela internet

Pessoas com deficiência também podem solicitar e imprimir documento

Mariangela de Castro
São Paulo

Idosos com mais de 60 anos e pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção já podem solicitar e imprimir o cartão de estacionamento pela internet. O benefício é gratuito e dá direito à utilização de vagas especiais, sinalizadas com o símbolo internacional de acesso, em estabelecimentos comerciais e espaços públicos.

A solicitação deve ser feita pelo portal sp156.prefeitura.sp.gov.br. Ao acessar o site, basta clicar em “trânsito e transporte”, e depois em “Cartão de estacionamento DeFis (pessoa com deficiência)” ou “Cartão de estacionamento idoso”.

Após isso, o solicitante deve selecionar “cadastro” e então preencher dados pessoais como nome completo, CPF, e-mail, endereço e telefone. Também é necessário encaminhar uma cópia do documento de identidade oficial com foto e assinatura e do comprovante de residência.

Com o protocolo, é possível acompanhar o andamento do pedido e, quando este for aprovado, o solicitante pode imprimir o cartão em sua própria casa.

Para aqueles que preferirem, o benefício também pode ser solicitado presencialmente. É necessário que o idoso, ou pessoa com deficiência, agende o atendimento pela internet e então compareça pessoalmente a um dos postos de atendimento com o número de protocolo, documento de identidade e comprovante de residência atual. 

O cartão é válido para todo o país e contempla veículos conduzidos ou que transportem pessoas nas condições descritas.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.