Postos de saúde divergem sobre quem deve tomar vacina contra sarampo

Veja as dúvidas mais frequentes sobre a doença, que teve 363 casos na capital somente neste ano

Mariangela Castro Patrícia Pasquini
São Paulo

Mais de 40 dias após o início da campanha de vacinação contra o sarampo na cidade de São Paulo, que vai até 16 de agosto, as unidades básicas de saúde não têm uma resposta alinhada sobre quem pode ou não ser vacinado.

Fila de vacinação contra o Sarampo na entrada da estação Santa Cecilia, da linha 3-vermelha do metrô - Rubens Cavallari/Folhapress

Segundo uma funcionária da UBS Integrada Vila Sônia (zona oeste), todos entre 15 e 29 anos podem tomar a vacina, como tem sido informado na campanha pela prefeitura, sob gestão Bruno Covas (PSDB).
Pessoas mais velhas, no entanto, diz a funcionária, têm de levar a carteira de vacinação para análise.

O mesmo é dito na UBS Jardim Novo Horizonte (zona sul). Já na Jardim Castro Alves (zona sul), os funcionários reforçam que a campanha é só para quem tem entre 15 e 29 anos. 

Na UBS Vila Maria (zona norte), maiores de 29 anos só serão vacinados, segundo funcionária, se a unidade for notificada de algum caso de sarampo em ambientes frequentado pela pessoa.

Conforme a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Adriana Peris Câmara, quem tem entre 30 anos e 59 anos precisa tomar ao menos uma dose, desde que não tenha sido vacinado anteriormente ou teve sarampo.

Quem tem dúvida se tomou a vacina deve ser imunizado novamente. Acima dos 59 anos não é preciso ser vacinado.

Veja principais dúvidas sobre sarampo

Até esta segunda-feira (22), a capital tinha registrado 363 casos de sarampo, o equivalente a 75% das notificações todo o estado de São Paulo (484).  

Posto na zona sul fica sem imunização

Quem foi à UBS (Unidade Básica de Saúde) Meninópolis, a região do Brooklin (zona sul), nesta terça-feira (27), não conseguiu ser imunizado contra o sarampo.

Isso porque, de acordo com um segurança, a unidade havia participado apenas do dia D de vacinação (sábado, 20) e não iria mais fornecer a vacina.

A analista de sistema Francine Nagy, 39 anos, afirma ter sido pega de surpresa com a falta de vacina.
“Como estamos no meio de uma campanha de vacinação, pensei que todas as UBSs estariam participando e fornecendo a imunidade”, afirma. 

“Não vejo sentido nenhum em manter uma unidade aberta se ela não possui nem vacina para fornecer durante uma campanha”, diz ela. Francine conta que chegou atrasada ao trabalho após tentar ser vacinada no posto de saúde.

Apesar de não fazer parte da faixa etária mais vulnerável ao sarampo —entre 15 e 29 anos—, a analista afirma que precisa ser imunizada uma vez que foram registrados casos da doença em seu condomínio e em no seu trabalho. 

Segundo ela, funcionários da UBS Meninópolis estavam na porta da unidade nesta terça-feira entregando papéis com o endereço de outras unidades básicas e postos.

Pasta não responde sobre falha

Questionada sobre a falta de vacina contra o sarampo apontada pela reportagem na UBS Meninópolis, no Brooklin (zona sul), a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal da Saúde, sob a gestão Bruno Covas(PSDB),  não respondeu aos questionamentos do Agora até a conclusão desta reportagem.

A secretaria também foi questionada sobre qual é a orientação dada às unidades básicas de saúde sobre quem deve ou não ser vacinado, mas igualmente não teve resposta.

A reportagem do Agora procurou postos de saúde de todas as regiões da cidade nesta terça. 

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.