São Paulo tem a tarde mais seca do ano

Umidade relativa do ar ficou em 19%, segundo Instituto Nacional de Meteorologia

São Paulo

A Defesa Civil Municipal decretou estado de atenção na cidade de São Paulo devido a baixa umidade do ar no município a partir das 10h50 desta quarta-feira (18). De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a umidade relativa do ar ficou na casa dos 19%, sendo a mais baixa do ano na capital paulista, segundo análise do Climatempo. A temperatura máxima chegou aos 34,5°C.

Segundo escala do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura), o estado de atenção deve ser decretado em um local quando a umidade relativa está entre 21% e 30%. Nestes casos, é recomendável que as pessoas evitem exercícios físicos ao ar livre entre às 11h às 15h, bebam bastante água, se protejam do sol em áreas vegetadas e umidifiquem o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água. 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) indica que a umidade abaixo de 60% é prejudicial à saúde.

Frequentadores do parque Ibirapuera, na zona sul, se refrescam na tarde mais seca do ano na capital paulista - Rubens Cavallari/Folhapress

Até a próxima sexta-feira (20), segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, a umidade relativa do ar pode chegar a 15% na região metropolitana. Se essa queda na umidade acontecer, a cidade poderá entrar em estado de alerta, sendo recomendado pelo CGE que as pessoas evitem aglomerações em ambientes fechados e utilizem soro fisiológico para olhos e narinas. 

O tempo seco também dificulta a dispersão de poluentes e favorece a formação de queimadas, que prejudicam a qualidade do ar.

Previsão

Nesta quinta-feira (19), segundo o CGE, as temperaturas devem variar entre 18ºC e 34ºC e a umidade deve se manter abaixo dos 30%, sem previsão de chuva na capital paulista. 

Na sexta-feira (20), a previsão é de que a temperatura mínima fique em torno de 19°C, enquanto as máximas podem chegar aos 33°C.

Já no final de semana, segundo o meteorologista Michael Pantera, uma frente fria deve atingir o litoral, aumentando a umidade e diminuindo a temperatura. A próxima semana na capital será mais úmida, prevê o meteorologista.

Previna-se contra o tempo seco

  • Tome bastante líquido, de preferência água (cerca de dois litros ao dia), para hidratar o corpo
  • Em caso de irritação dos olhos e narinas, use colírios lubrificantes ou soro fisiológico nos olhos e narinas
  • Não saia de casa sem proteção solar
  • Mantenha a higiene doméstica, a fim de evitar o acúmulo de poeira e reações alérgicas
  • Durante o dia, a casa dever ser arejada e ventilada para renovação do ar da casa
  • Lave as mãos periodicamente
  • Evite prática esportiva ao ar livre entre 11h e 17h
Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.