Adolescente que esfaqueou professor é 'bom aluno e caseiro', diz tia

Aluno teria usado faca dela para ferir vítima de 55 anos em escola na zona leste de SP

São Paulo

O estudante de 14 anos suspeito de esfaquear um professor e, em seguida, golpear a si mesmo, por volta das 9h20 desta quinta-feira (19), em uma sala de aula na zona leste da capital paulista, é um aluno estudioso, com boas notas e discreto, segundo uma tia dele. 

A parente, que não se identificou, afirmou que o adolescente se matriculou neste ano no CEU (Centro de Educação Unificada) do Jardim Aricanduva, onde ocorreu o crime. “Ele é um menino calmo, estudioso, tira boas notas, caseiro e quieto”, afirmou. 

Policial leva faca que teria sido usada por adolescente para esfaquear um professor de geografia, por volta das 9h20 de quinta-feira (19) em uma sala de aula na zona leste da capital paulista - Divulgação/Polícia Militar

A tia acrescentou que a arma usada no crime, uma faca de cortar carnes com uma lâmina de aproximadamente 20 centímetros, é dela. “Jamais iria imaginar que alguém iria pegar uma faca na gaveta [para cometer crimes]. Na nossa casa não tem crianças”, afirmou. 

A mãe do adolescente, uma recepcionista, afirmou que a família foi pega de surpresa ao saber sobre a ocorrência. Ela não quis comentar o caso. 

O estudante é acusado de esfaquear o professor de geografia Luís Marcos Notario, 55 anos, e depois também se golpear com ao menos uma facada na barriga.

Segundo a polícia, o jovem saiu de sua sala, onde estava tendo aula de história, e foi até a classe ao lado, onde a vítima dava aula. Houve uma discussão, por motivos a serem esclarecidos, e o jovem usou a faca para atingir o abdômen do professor. Em seguida, o adolescente voltou para a sala de história e golpeou a própria barriga.

Segundo a polícia, o adolescente teria enviado uma mensagem para a mãe, cerca de meia hora antes do crime, na qual insinuava que iria se suicidar. Não foram dados mais detalhes sobre o texto escrito pelo jovem. 

O estado de saúde do educador é grave, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. O aluno foi encaminhado pelo helicóptero Águia, da Polícia Militar, ao Hospital das Clínicas. Segundo um policial militar que conversou com o jovem no hospital, o adolescente está consciente e com um corte no lado direito da barriga. 

Uma aluna afirmou, em condição de anonimato, que o professor é uma pessoa “rígida” e isso poderia ter acarretado em alguma desavença com o adolescente que o esfaqueou. Ela destacou também que o educador é “muito querido.” 

A Polícia Civil investiga o que teria motivado o crime. A faca usada pelo menor foi apreendida.

Resposta

A Diretoria Regional de Ensino de Itaquera (zona leste), sob gestão de Bruno Covas (PSDB), afirmou que cancelou as atividades no CEU nesta quinta-feira. 

Ela acrescentou que equipes de saúde realizaram atendimento psicológico a estudantes, professores e servidores.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.