A polícia investiga um ex-funcionário, de uma empresa terceirizada da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo), acusado de oferecer um serviço em que fraudaria hidrômetros para que as contas de água de residências ficassem mais baixas.
O suspeito de 53 anos foi abordado pela polícia nesta segunda-feira (11) em Mogi das Cruzes (Grande SP) e levado para prestar depoimento na sede do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais), na zona norte da capital paulista. Com ele foram encontrados equipamentos que seriam da Sabesp.
Segundo a Sabesp, uma denúncia anônima foi encaminhada à companhia, por meio de um canal de atendimento ao cliente, relatando sobre a suposta fraude. Por conta disso, a polícia foi acionada.
O Deic disse que o suspeito trabalhou em uma empresa terceirizada da Sabesp, cujo período não foi informado, e que ele teria desviado hidrômetros, além de adesivo de identificação, usado em carros da empresa. O acusado foi flagrado com este material nesta segunda. “Porém, a empresa não tem boletim de ocorrência disso [desvio de material], por essa razão não foi possível fazer a prisão em flagrante do suspeito”, disse um policial em condição de anonimato.
Após ser ouvido, o suspeito foi liberado e todo o material que estava com ele acabou apreendido. O Deic instaurou um Inquérito Policial para apurar o eventual crime de estelionato praticado pelo ex-funcionário da empresa.
Resposta
A Sabesp afirmou em nota que colabora com a polícia nas investigações, incluindo sobre o desvio de equipamentos da empresa.
A companhia acrescentou que seus funcionários realizam visitas às casas dos clientes quando solicitadas pelos próprios moradores. “Nas visitas agendadas, o morador deve solicitar a identificação do empregado que, obrigatoriamente, tem de estar uniformizado, com crachá e principalmente com o documento indicando o trabalho a ser realizado”, diz trecho de nota.
Sobre funcionários que realizam a leitura dos hidrômetros, a Sabesp orienta para que usuários verifiquem em suas contas de água o dia da medição do hidrômetro. Caso exista suspeita sobre a veracidade de qualquer informação, o cliente pode entrar em contato com a Central de Atendimento pelo números 0800 055 0195 (interior e litoral) e 0800 011 9911 e 195 (capital e Grande SP), que funcionam 24 horas. A ligação é gratuita.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.