Descrição de chapéu Zona Sul

Mudança em UBS da zona sul de SP provoca reclamação

Moradores do Grajaú dizem que ambulatório deixou de atender

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Moradores do Grajaú (zona sul) criticam o encerramento de atendimentos no Ambulatório de Especialidades Dr. Milton Aldred. A unidade de saúde, atualmente, atende pessoas encaminhadas de outras 12 UBS (Unidades Básicas e Saúde) das regiões próximas.

“Foram tirando oftalmologista, odontologia e agora estão mudando os atendimentos para mais longe. Esse posto atende muita gente. Aqui aparecem pessoas do Cocaia, Jardim Eliana”, diz a aposentada Cioneia Mara Marques Pereira, 66 anos, que é moradora do bairro no extremo sul da capital. 

“Aqui perto tem um posto de atendimento de saúde da família, mas lá não tem especialidade. No Jardim Itajaí tem [posto de especialidades], mas é meio longe, fica na contramão, principalmente para quem vai de transporte público”, afirma a aposentada.

 

De acordo com dados da Prefeitura de São Paulo, o ambulatório de especialidades realizou, no mês de outubro de 2019, 425 consultas e 572 procedimentos.

Segundo Franklyn Rodrigues Lima, 65, psicólogo aposentado e também morador do bairro, a comunidade foi informada pela prefeitura que no local onde existe atendimento de especialidade irá funcionar um CER (Centro de Reabilitação).

“A gente não é contra o CER, o problema é retirar as especialidades. Ao contrário, nós queríamos é que ampliassem as especialidades. Nós já protocolamos reclamação na Câmara dos Vereadores e no Conselho Municipal de Saúde”, afirma o psicólogo. 

Protesto

Os moradores do bairro organizaram nesta quarta-feira (26) um abraço simbólico do ambulatório como protesto pelas mudanças no atendimento.

Cioneia concorda que o problema não é a criação do CER. Para ela, o equipamento seria bem vindo, mas ela questiona por qual motivo não se permite que a população use os dois serviços na região. “Tem muita gente que precisa desses atendimentos por aqui. A minha irmã, a minha mãe, a vizinhança toda usa o posto. O atendimento lá é bom, tem entrega de remédio”, afirma a aposentada. (TR)

Resposta

A Secretaria Municipal da Saúde, sob a gestão de Bruno Covas (PSDB), diz que o atendimento no Ambulatório de Especialidades Milton Aldred não será encerrado e que oftalmologia e odontologia permanecerão no local mesmo com o Centro de Especialidades em Reabilitação.

A secretaria diz que “o que está previsto é a mudança do atendimento em cardiologia e otorrinolaringologia para o Hospital Dia Capela do Socorro, que possui estrutura mais ampla para o funcionamento destas especialidades. As mudanças serão realizadas de forma gradual tendo início em janeiro com a conclusão prevista para o primeiro semestre de 2020”. (TR)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.