Prefeitura libera bandeira 3 para táxi em grandes eventos em SP

Motorista pode aplicar tarifa 30% mais cara ao passageiro

São Paulo

A gestão Bruno Covas (PSDB) anunciou nesta quarta-feira (6) a possibilidade de taxistas usarem bandeira 3 na cobrança de corridas na capital.

Táxi estaciona no aeroporto de Congonhas (zona sul de SP) - Rivaldo Gomes/Folhapress

A nova modalidade, publicada no Diário Oficial do município, poderá ser adotada por motoristas em regiões de grandes eventos a partir de 1º de dezembro.

Segundo a prefeitura, com a bandeira 3 o taxista poderá cobrar 30% a mais sobre o valor de uma corrida feita com bandeira 2, que também cobra 30% sobre uma corrida realizada com tarifa convencional. O uso das bandeiras 2 e 3 é opcional pelos taxistas e tem que ser informado ao passageiro antes de iniciar a corrida.

O Sinditaxi (Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo) criticou a medida da prefeitura, que disse em nota ter instituído a nova cobrança atendendo “demanda da categoria”.

O taxista Abmael Lima, 68 anos, diz que a bandeira 3 vai afastar corridas. “Eu quase nunca uso a bandeira 2, pois concorrer com carros de aplicativos está difícil. Por isso, nunca vou usar essa nova tarifa”, admite Lima.

O presidente do Sinditaxi, Natalício Bezerra Silva, afirmou que foi “pego de surpresa”. “O sindicato não solicitou isso, como a prefeitura está falando”. Ele acrescentou que já solicitou à prefeitura para que a medida seja revogada. Caso isso não ocorrer, ele disse que vai acionar a Justiça. 

A gestão Covas acrescentou que a bandeira 3 só pode ser usada por motoristas previamente cadastrados no DTP (Departamento de Transportes Públicos) para trabalhar em eventos.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.