A chuva que provocou a morte de um motorista de aplicativo de 62 anos na segunda-feira (23), em Santana (zona norte da capital paulista), foi a segunda maior do ano em um só dia na cidade de São Paulo.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), choveu 101,6 mm em 24 horas, perdendo apenas para o recorde de 123,6 mm, de 5 de julho. Para dezembro, de acordo com o Inmet, o maior volume de precipitação em dezembro em 24 horas foi em 2012, com 114,3 mm.
Na segunda-feira, o motorista Jorge Abreu da Costa morreu afogado quando a enxurrada inundou a garagem de um prédio comercial na rua Ezequiel Freire. Ele havia deixado um passageiro, segundo o Corpo de Bombeiros, e estava no primeiro subsolo —há dois no prédio. Nesta terça, água ainda era bombeada do local.
Segundo vizinhos, o temporal provocou um alagamento de mais de um metro na rua por volta das 17h50. Bombeiros tiveram de usar um bote para acessar a garagem.
"Pela estação automática do mirante de Santana, o pico da chuva na zona norte se deu entre as 16h e 17h, com 67,6 mm em uma hora", diz a nota do instituto. Foi neste horário que houve a inundação na garagem do prédio. "Com a precipitação foram registradas rajadas intensas de vento no local, que chegaram a quase 60 km/h", completa. "Não se pode descartar a possibilidade de um microburst [micro-explosão atmosférica, quando uma ou mais camadas de ar muito resfriado e úmido, em níveis superiores despenca para a superfície, em uma espécie de 'avalanche' de ar]", afirma a nota.
Segundo os Bombeiros, a corporação recebeu na segunda-feira 108 chamados para socorro em inundações e enchentes, além de alerta para seis desabamentos. Até este horário, haviam 36 ligações com relatos de queda de árvores.
Na sexta-feira passada, a Defesa Civil do Estado de São Paulo, da gestão João Doria (PSDB), fez um alerta para temporais em todo o estado de São Paulo.
Nesta quarta-feira (25), dia de Natal, a temperatura na capital deverá oscilar entre 19º e 30º, com pancadas de chuva durante a tarde.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.