Homem acusado de oferecer bebida com cocaína, que matou 4, deve ser internado

Polícia diz que irá indiciar Vinicius Salles Cardoso por homicídios culposos (sem intenção de matar)

São Paulo

Vinicius Salles Cardoso, 31 anos, um dos quatro sobreviventes do caso envolvendo moradores de rua mortos em Barueri (Grande São Paulo), em 16 de novembro, e que teria oferecido bebida com cocaína às vítimas, deverá ser internado em uma instituição psiquiátrica após o vencimento de sua prisão temporária de 30 dias, decretada pela Justiça no último dia 19.  

Vítimas são socorridas em Barueri, após oito pessoas ingerirem um líquido em 16 de novembro. Quatro delas morreram. - Divulgação/Polícia Militar

Cardoso passou por avaliação psiquiátrica na última terça-feira (3), no Hospital Municipal de Barueri, que teria recomendado a sua internação.

A polícia vai indiciar Cardoso por quatro homicídios culposos (sem intenção) e por três lesões corporais, também culposas, dos outros sobreviventes. “O indiciamento se dá pelo fato de ele ter dado a bebida às outras vítimas", disse o delegado  Anderson Giampaoli . "Ele encontrou a garrafa na rua, sem saber ao certo o que era e, mesmo assim, a compartilhou com outras sete pessoas”, afirmou. 

Um laudo do Instituto de Criminalística apontou que a bebida consumida pelas oito pessoas em Barueri tinha álcool e cocaína. Na ocasião, Giampaoli disse que foram encontradas nas análises 51 miligramas de droga por mililitro de álcool. “Isso é muita cocaína.“ 

A data para o indiciamento de Cardoso não foi confirmada. Porém, o delegado disse que, após isso e a transferência do suspeito para a instituição psiquiátrica, a polícia vai iniciar a segunda etapa das investigações. “Neste segundo momento, vamos investigar o motivo para haver tanta cocaína misturada à bebida. Vamos verificar se é uma nova forma de se traficar droga.” 

O delegado disse ainda que já solicitou apoio ao Denarc (Departamento Estadual de Narcóticos) para levantar se a especializada já apreendeu cocaína diluída em líquidos, da mesma forma em que a droga foi encontrada na garrafa que intoxicou as vítimas de Barueri.

Resposta

A defesa de Cardoso confirmou que ele foi submetido a uma avaliação psiquiátrica. A advogada Patrícia Carvalho afirmou que trabalha para que ele seja encaminhado para uma clínica para dependentes químicos. “Ele não está bem. Queremos que ele fique em uma clínica, estando à disposição da polícia e da Justiça.” 

Sobre os eventuais indiciamentos, ela afirmou que “não há nada definido”.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.