Menor que pedia esmola é imobilizado por seguranças do metrô; veja vídeo

Garoto de 15 anos afirmou que foi agredido em uma estação de linha paulistana

São Paulo

Imagens gravadas por um celular mostram o momento em que dois seguranças do metrô imobilizaram um adolescente de 15 anos, na tarde deste domingo (8), na estação Tamanduateí, da linha 2-verde. O garoto afirma que, após isso, foi levado a uma sala, na própria estação, onde teria sido agredido com tapas no rosto. 

O Metrô afirma que uma usuária alertou os agentes sobre um menor “em atitude suspeita”. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública, da gestão João Doria (PSDB), afirmou que o adolescente entregava papéis com pedidos de ajuda a passageiros em um vagão, quando foi abordado por seguranças, que o acusam de furtar passageiros. Neste momento, ainda segundo secretaria, o menor reagiu à abordagem. Nenhum objeto foi encontrado com o adolescente e nenhuma suposta vítima localizada, disse a pasta. 

Segundo o vídeo, dois seguranças mantêm os dois braços do menor dobrados pelas costas, enquanto o garoto grita de dor. “Olha o tamanho de vocês [seguranças], soltem o menino”, afirma uma passageira, destacando o uso excessivo de força contra o adolescente. 

Outros usuários do metrô se manifestam contra a ação dos seguranças, que acabam soltando o jovem, que se deita no chão chorando e, mais uma vez, é imobilizado por um segurança, que coloca o joelho sobre a barriga do menor. 

Dois seguranças imobilizam jovem de 14 anos, dobrando os braços do adolescente atrás das costas, durante abordagem neste domingo (8) na estação Tamanduateí, linha 2-verde do metrô - Reprodução

Após isso, o jovem diz ter sido encaminhado a uma sala da estação, onde, segundo o advogado Ariel de Castro, o adolescente afirma que foi agredido com tapas no rosto. “Queriam obrigá-lo a falar que estava com drogas e furtando, sem ele estar cometendo nenhum ilícito. Uma policial militar estava na sala e teria se omitido diante das agressões”, afirmou Castro, que também é conselheiro do Condepe (Conselho Estadual de Direitos Humanos). O advogado confirma que os seguranças encontraram os papéis com pedido de ajuda com o adolescente.

A Secretaria da Segurança Pública disse que o adolescente foi encaminhado ao hospital, "pois apresentava lesões". Depois disso, ele foi liberado ao avô, identidade não informada. 

Resposta 

O Metrô afirmou em nota que a equipe de segurança da estação Tamanduateí foi alertada no domingo sobre um menor "com atitude suspeita" no local. O adolescente, ainda segundo o metrô, teria reagido ao ser abordado pelos agentes, que "precisaram contê-lo". 

No texto, o Metrô disse ainda que uma policial militar, identidade não informada, prestou auxílio aos seguranças neste momento.

"Ao receber uma denúncia sobre qualquer ato suspeito, cabe aos agentes de segurança do Metrô a averiguação e condução à autoridade policial. Sobre a abordagem feita ontem na estação Tamanduateí, o Metrô está verificando se houve excesso e colabora com a investigação", diz trecho da nota.

A SSP afirmou que a Polícia Civil solicitou imagens de câmeras de monitoramento da estação. A pasta disse que as investigações prosseguem "para esclarecer os fatos". A secretaria não se manifestou sobre a suposta omissão de uma policial militar. Disse apenas que a PM foi acionada por passageiros e "interveio no ato".

O caso foi registrado como lesão corporal, abuso de autoridade, ato infracional de furto e é investigado pelo 56º DP (Vila Alpina). 

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.