Descrição de chapéu Zona Leste

Obra de terminal de ônibus está abandonada na zona leste de SP

Construção, próxima à Arena Corinthians, deveria ficar pronta para a Copa de 2014

São Paulo

Prometido para ser entregue na época da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, o novo terminal de ônibus de Itaquera (zona leste) está com obras paradas até hoje e com aparência de completo abandono.

O local constava no planejamento de melhorias para a região, já que o estádio do Corinthians, que sediou jogos do torneio, foi construído no bairro.

No entanto, as obras já começaram atrasadas, em agosto, após o fim da Copa, e teriam parado em 2016 --não há uma previsão de quando serão entregues. 

As obras de transporte foram paralisadas por determinação do TCU (Tribunal de Contas da União) por problemas na licitação e preços com valores que seriam superiores aos praticados do mercado.

Análise no primeiro semestre de 2018 apontou a necessidade de 18 linhas no futuro terminal, segundo SPTrans, da gestão Bruno Covas (PSDB). 

O terreno está localizado ao lado de um terminal de ônibus já em funcionamento e teria saída para a avenida Radial Leste.

Construção de obra de terminal de ônibus em Itaquera (zona leste), que deveria ter ficado pronto para a Copa do Mundo de 2014, mas só começou a sair do papel depois e mesmo assim parou; ao fundo a Arena Corinthians, palco de abertura do Mundial - Rubens Cavallari/Folhapress

O local deveria integrar, além do terminal de ônibus já existente na região, corredores de ônibus que também têm trechos paralisados (leia abaixo) e as estações Itaquera da linha 3-vermelha do metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). 

"A capacidade do terminal existente já está saturada e não consegue receber novas linhas de ônibus, por isso a necessidade de sua ampliação e adequação viária, principalmente após a inauguração do estádio Itaquera", disse a então gestão Fernando Haddad (PT) em 2014.

A reportagem esteve no local nesta segunda-feira (9). O mato estava alto e não existiam maquinas nem trabalhadores atuando na construção do terminal 

Materiais de construção estão espalhados pelo canteiro e expostos ao clima.

A reportagem também encontrou lixo jogado no entorno do terminal inacabado. 

Moradores da região não sabem o que é o prédio

Com poucas estruturas erguidas, é difícil identificar que o canteiro de obras abandonado em Itaquera é o de um terminal de ônibus.

Alguns usuários de transporte público na região sequer sabem que existe a previsão de um novo terminal ali, pois nem placa com custos e prazo existe mais no esqueleto de obra.

É o caso do motorista Wilson Pedro Baptista Souza, 47 anos, morador de Itaquera. Segundo ele, o bairro é afetado pelo intenso trânsito e pelo grande volume de passageiros de transporte público. "Nunca vi ninguém trabalhando aqui", diz.

"Estamos do lado do estádio e mesmo quem não vai lá acompanhar o futebol sofre para chegar em casa, pois está tudo sempre lotado", afirma.

A estudante Jaqueline Silva Costa, 19, moradora em Cidade Tiradentes, também na zona leste, reclama da superlotação nos ônibus, principalmente nos horários de pico.

"As filas [no terminal atual] para pegar os ônibus são imensas. Além disso, sempre demora muito para sair. Acho que tem pouco ônibus para tanta gente", diz. 

Trecho conta com corredor parado e pontos fantasmas

Em outubro deste ano, reportagem do Agora mostrou que o corredor de ônibus Leste-Itaquera estava com obras paradas por ao menos um ano, em trecho da avenida Líder que liga à avenida Itaquera, na Cidade Líder (zona leste).

Guarita abandonada no canteiro de obras do terminal de ônibus de Itaquera, na zona leste de SP - Rubens Cavallari/Folhapress

O local tem provocado uma série de problemas aos moradores do entorno. Entre a lista de queixas está, principalmente, a dificuldade de pedestres em atravessar a via pública de alto tráfego, sem segurança nem semáforo instalado no local.

Também há calçamento inadequado e com desnível, por conta da obra em parte da via toda esburacada, além de reclamações sobre falta de iluminação no local, lixo e ponto de descarte de entulho.

Se não bastasse a coleção de problemas com a obra paralisada em trecho da avenida Líder, os moradores da região ainda sofrem com o corredor central de ônibus, com 30 pontos ao longo de três quilômetros de extensão da mesma avenida, que, simplesmente, não operam, como mostrou o Agora em maio

Resposta

A SPObras, da Gestão Bruno Covas (PSDB), diz que o novo terminal e o corredor da avenida Líder tiveram obras paralisadas por determinação do Tribunal de Contas da União. 

"Está em andamento um processo de rescisão contratual para realizar uma nova licitação e concluir as obras", afirma em nota.

A SPTrans diz que o atual terminal de Itaquera é atendido por 43 linhas de ônibus e tem demanda de 84 mil usuários por dia útil. 

"As linhas e a demanda estimada para o local [novo terminal] ainda dependem de análise que considere a nova rede de ônibus, com previsão de implantação em até quatro anos", diz.

Procurada pelo Agora, a assessoria do ex-prefeito Fernando Haddad (PT) não quis se manifestar. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.