Tenha cuidado com registros e tomadas antes de sair para viajar

Veja as dicas para não ter dor de cabeça quando voltar para casa após um período ausente

São Paulo

Quem vai viajar ou ficar fora do apartamento por algum tempo precisa tomar uma série de cuidados para evitar dor de cabeça, mesmo que a ausência seja de apenas alguns dias.

Entre as principais dicas estão fechar o registro de gás, tirar equipamentos das tomadas e fechar o registro de água para evitar vazamentos e a perda de aparelhos. Além disso, é importante fechar janelas e não deixar animais sozinhos.

“Uma dica é fazer uma faxina no apartamento um pouco antes de sair. Além de deixar limpo, ajuda a organizar os cuidados que precisam ser tomados, vai limpando e já vai fechando a janela, tirando os aparelhos da tomada”, aconselha Luiz Tofoli, gestor de núcleo gerencial do Grupo Graiche.

A parte elétrica precisa de atenção redobrada. “É melhor deixar só o disjuntor da cozinha ligado, por causa da geladeira, se for se ausentar por alguns dias. Se o período for longo, talvez seja melhor se programar para não deixar alimentos na geladeira e desligar tudo”, afirma Luiz Fernando Nóbrega, 41 anos, síndico profissional.

“Eu já tive que lidar com um vazamento de gás em um apartamento. Também já ocorreu um outro caso de problemas na tubulação de água. Nas duas situações, as pessoas tinham deixado as chaves com parentes e nós conseguimos resolver”, afirma Nóbrega.

O síndico de um condomínio não tem direito legal para entrar em nenhum apartamento. A exceção ocorre em situações consideradas de emergência, como em casos graves comprovados de vazamento de gás, cano estourado, incêndio ou inundação.

“A dica para o síndico, nestes casos, é estar sempre com duas testemunhas, não é obrigatório, mas, prudente. Nestes casos que eu citei, existe uma autorização legal para entrar no apartamento, até porque a segurança dos outros moradores do condomínio está em jogo”, afirma Tofoli.

Cuidados com seu apartamento - Dicas antes de viajar

  • Mantenha o cadastro atualizado na portaria
  • Se for deixar a chave com alguém, comunique o síndico e o zelador. Avise quem é o contato de emergência e por qual período essa pessoa pode entrar no apartamento
  • Desligue disjuntores ou retire os aparelhos das tomadas
  • Leve animais para a casa de amigos e parentes ou deixe em hotéis especializados
  • Retire o lixo para evitar insetos e mau cheiro
  • Não deixe alimentos perecíveis no local
  • Desligue os registros de gás e de água para evitar vazamentos
  • Suspenda a entrega de jornais e revistas
  • Feche janelas para evitar vidros quebrados ou chuva dentro do apartamento
  • Mantenha as luzes apagadas 
  • Caso a faxineira vá ao apartamento no período, avise na portaria e repasse a ela os cuidados
  • Evite falar perto de estranhos que estará ausente

ATENÇÃO!
Se acontecer algum problema no apartamento, como incêndio ou rompimento de cano, por exemplo, o síndico poderá entrar no local sem avisar o proprietário
Para isso, ele deve levar duas testemunhas
 

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.