Covas abre edital para empresa controlar o aplicativo de táxi

Prefeitura vai passar o serviço SPTaxi para a iniciativa privada e taxista terá que pagar percentual

São Paulo

A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, gestão Bruno Covas (PSDB), abriu chamamento público para contratar empresa que irá gerenciar o SPTaxi, o aplicativo de viagens de táxi da Prefeitura de São Paulo.

Movimentação de embarque e desembarque de táxis no aeroporto de Congonhas (zona sul) - Rubens Cavallari/Folhapress

Segundo o edital publicado nesta terça-feira (7) no Diário Oficial da Cidade, será selecionada a proposta que cobrar dos taxistas o menor percentual sobre o valor das corridas realizadas por meio do aplicativo.

Atualmente, o SPTaxi é administrado pela prefeitura e não é feita nenhuma cobrança dos taxistas.

Com a nova gestão do SPTaxi, a prefeitura quer que o pagamento das corridas também possa ser feito com cartão de crédito diretamente pelo aplicativo, no momento da chamada da corrida, como já é feito em outras empresas que prestam o mesmo serviço, como a Uber. 

Atualmente, o pagamento pelo cartão de crédito no SPTaxi só é possível diretamente com o taxista, que deve ter a máquina com a opção crédito ou débito.

Os envelopes com as propostas e os documentos das empresas serão abertos no dia 21 de janeiro, e o contrato de gestão, manutenção e gerenciamento do aplicativo terá vigência de 12 meses, a partir da assinatura. Não haverá nenhum pagamento por parte da prefeitura.

O SPTaxi foi lançado em abril do ano passado a partir de um modelo criado pela Prefeitura do Rio de Janeiro (leia mais abaixo). 

Segundo o secretário de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, a prefeitura não pode investir recursos para o desenvolvimento do software. Por isso, a expectativa é que, com a gestão de uma empresa, o aplicativo possa ter mais funcionalidade para a população que utiliza ou pretende utilizar o SPTaxi.

Pelo aplicativo, disponível para passageiros nos sistemas iOS (Apple) e Android, os taxistas têm liberdade para ofertar descontos que podem variar de 10% a 40% sobre o preço do taxímetro, conforme disponibilidade, demanda no local e horário da corrida.

No Rio de Janeiro

O aplicativo SPTaxi foi lançado em abril de 2018 com objetivo de atrair passageiros que usam outras plataformas de transporte. A tecnologia foi trazida da Prefeitura do Rio de Janeiro, que lançou o aplicativo Taxi.Rio. Por isso, não houve custos para a Prefeitura de São Paulo criar o sistema.

Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, atualmente são mais de 130 mil passageiros e mais de 28 mil taxistas cadastrados no aplicativo. Desde abril de 2018, já foram realizadas mais de um milhão de viagens por meio do aplicativo SPTaxi.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.