Jardim Ângela e Tremembé têm as maiores filas de espera por creche em SP

Apesar da redução na fila por vaga, os dois distritos ainda são os grandes problemas da prefeitura

São Paulo

Os distritos de Jardim Ângela (zona sul) e Tremembé (zona norte) são os principais gargalos para a criação de vagas em creches municipais na capital paulista. 

Apesar de a fila ter reduzido 51% --de 19.670, em dezembro de 2018, para 9.670, em 2019--, esse bairros ainda são um desafio para a gestão Bruno Covas (PSDB) alcançar a meta de criar 85,5 mil novas vagas até o fim deste ano. 

Com 789 crianças à espera de uma vaga, o Jardim Ângela lidera a fila da creche na cidade, segundo dados da demanda escolar de dezembro de 2019 divulgados nesta quinta-feira (9). Em dezembro de 2018, o distrito tinha 1.386 nomes aguardando vaga. 

O secretário municipal da Educação, Bruno Caetano, explica que a região sempre lidera a demanda por vagas na educação infantil, pois concentra bairros populosos e que dependem de serviços públicos. 

No outro extremo da cidade, a dificuldade para atender às 573 crianças do Tremembé que aguardam na fila é a falta de imóveis. Segundo Caetano, há uma grande dificuldade em encontrar locais adequados para a implantação de um CEI (Centro Educacional Infantil), o que limita a ampliação da oferta de vagas. 

O mesmo problema ocorre no distrito de São Rafael, na zona leste, que em dezembro de 2019 somava 601 nomes por vaga em creche.

Arte Agora
* dezembro de 2019 - Arte Agora

Matrículas

Em 2019, a capital terminou o ano com 345.452 crianças matriculadas em creches --11.530 a mais do que no mesmo período de 2018.
A gestão tucana conseguiu um acréscimo de 37.662 novos nomes matriculados nas CEIs em 2018.

Nas Ruas - 10.01 Creches
Em dezembro - Arte Agora

Novos CEUs na zona leste terão aula em fevereiro

O ano letivo de 2020 deve começar com aulas em dois novos CEUs (Centro Educacional Unificado). Segundo o secretário Bruno Caetano, o Parque do Carmo e o Vila Alpina, na zona leste, já terão aulas em fevereiro. 

"A parte educacional começa no dia 5 e a parte comunitária levará mais um mês para ficar pronta." Cada um deles, segundo Caetano, possui creche com cerca de 250 vagas cada. Outros dez CEUs seguem em construção e devem ser entregues até o fim do ano.

Prefeitura pede cadastro de 2º endereço

Segundo o secretário municipal da Educação, Bruno Caetano, a prefeitura está atuando em diversas frentes para reduzir a fila da creche, como a possibilidade de a família cadastrar um segundo endereço.

"Assim, é possível concorrer a uma vaga próximo aos trabalho dos pais, além de uma próxima ao endereço da família." 

O secretário ainda destaca que nove creches estão em construção e 12 CEUs serão entregues neste ano. 

A pasta abriu o chamamento para entidades filantrópicas que queiram disponibilizar vagas, por meio de pagamento, além de já começar o pagamento da Bolsa Primeira Infância à 1.882 famílias. O secretário reforça que a gestão alcançará a meta de criação de 85,5 mil vagas até o fim de 2020.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.