Policiais salvam bebê de um mês que estava engasgado; veja vídeo

Mãe da criança procurou base policial na zona leste da capital paulista após filho engasgar mamando

São Paulo

Policiais militares salvaram um bebê que estava engasgado, após a mãe da criança procurar ajuda na 2ª Cia. do 2º Batalhão da corporação, na região da Vila Jacuí (zona leste da capital paulista), por volta das 18h desta quinta-feira (16). 

O bebê, do sexo masculino, acabou levado em seguida ao hospital Ermelino Matarazzo, onde foi avaliado e em seguida liberado para os pais. 

O sargento Ricardo Vieira foi o primeiro policial abordado, quando a mãe chegou com a criança na companhia da PM, que realizava a troca de turno de policiais. “A mulher entrou com o bebê nos braços, desesperada, pedindo ajuda na recepção. O filho dela estava sem respirar”, afirma o policial. 

A mãe do bebê, que não teve o nome informado, afirmou aos policiais que o filho mamava, quando engasgou e parou de respirar. Como a casa da família fica a cerca de 500 metros da base policial, ela correu até o local para pedir ajuda. 

“Assim que ela entrou [na base] deixou o bebê em meus braços e comecei a realizar na criança a manobra Heimlich”, disse o PM, se referindo a uma técnica que força o diafragma de vítimas engasgadas, para desobstruir as vias aéreas. 

Policiais militares evitaram que um bebê
Policiais militares evitaram que um bebê de um mês morresse engasgado, após a mãe da criança procurar ajuda na 2ª Cia. do 2º Batalhão da corporação, na região da Vila Jacuí (zona leste da capital paulista), na quinta-feira (16) - Reprodução

Segundo um vídeo feito com celular, enquanto a criança é amparada por quatro policiais, outro acalma a mãe da criança. 

O socorro durou cerca de um minuto, até o momento em que a criança começou a chorar, após uma PM conseguir fazer o bebê voltar a respirar usando a boca e desobstruindo as vias respiratórias do menino. 

O sargento afirmou que as técnicas de primeiros socorros são ensinadas a todos os PMs durante sua formação. “Todos os pais deveriam aprender também essas manobras, para poder auxiliar os filhos em situações de risco”, afirmou. 

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.