Estudantes estão enfrentando dificuldades para emitir ou revalidar o Bilhete Único Estudante em São Paulo. Por conta de problemas no sistema da SPTrans, alguns alunos começaram o ano letivo sem o cartão, que garante meia tarifa ou gratuidade aos beneficiários.
A funcionária pública Lilian Onyeka, 38, fez a matrícula de seu filho, de 16, em uma escola no Tatuapé (zona leste da capital paulista) no dia 13 de janeiro. A família mora em São Miguel Paulista, a cerca de 20 quilômetros do colégio. Porém, a solicitação do bilhete foi reprovada. Segundo ela, a justificativa foi de que o estudante não morava a mais de um quilômetro da unidade de ensino.
Sem conseguir resolver o problema, ela foi na última sexta-feira (31) a um posto da SPTrans. Após pagar taxa de R$ 30,80, foi informada de que a situação foi regularizada. Porém, o prazo dado para que o bilhete seja enviado à escola é de 15 dias. "Ou seja, estou tendo que tirar do meu bolso o valor da condução", afirma.
Uma moradora do bairro Jabaquara (zona sul), que não quis ser identificada, também não conseguiu revalidar o bilhete único da filha antes do início das aulas. Ela fez o cadastro, mas recebia uma mensagem de que faltava imagem da estudante.
"A foto já foi enviada umas três vezes. Com isso, estou tendo que pagar para minha filha frequentar o colégio." Como há um prazo para entrega após a resolução do problema, ela teme perder a cota de créditos do mês de fevereiro.
Já o estudante Guilherme Bispo da Costa, 21, não conseguiu obter a gratuidade. Ele diz ter entregue no dia 24 de janeiro o documento que comprova sua situação socioeconômica de acordo com as regras do passe livre. "Deram cinco dias para resolver, mas até agora nada."
Resposta
A SPTrans (empresa responsável pelo transporte municipal) disse por meio de nota que identificou uma oscilação nos seus sistemas referentes ao Bilhete Único Estudante, mas que o serviço foi totalmente restabelecido desde 29 de janeiro.
Segundo a SPTrans, no dia 10 de janeiro a equipe de tecnologia da empresa identificou que as entidades de ensino não estavam conseguindo enviar os dados de matrícula de seus alunos. Após ajustes técnicos o sistema foi corrigido, segundo a empresa.
Sobre o caso do estudante Guilherme Bispo Felipe da Costa, a empresa diz que faltam informações no cadastro. Sobre os demais, não encontrou os cadastros.
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