Escolas municipais de SP ficam longe de meta em nova avaliação

No ensino fundamental 1, apenas 17% dos colégios mantidos pela prefeitura alcançaram objetivo

As escolas municipais tiveram desempenho abaixo do esperado pela gestão Bruno Covas (PSDB), no recém-criado Idep (Índice de Desenvolvimento da Educação Paulista). 

O indicador tem como principal fonte os resultados obtidos na Prova São Paulo, realizada em 2019.
Considerando o ensino fundamental 1 (até o 5º ano), o Idep do município foi de 4,7, enquanto a meta estabelecida pela Secretaria Municipal da Educação era de 5,1. Apenas 17% das escolas avaliadas nesse ciclo de ensino atingiram o objetivo.

No ensino fundamental 2 (6º ao 9º ano), a nota da cidade no Idep foi de 4,6 --a meta era de 4,8. Nessa faixa, somente 41% dos colégios alcançaram a exigência.

O secretário municipal de Educação, Bruno Caetano, minimiza o resultado e diz que os números não devem ser usados como único critério de avaliação. Segundo ele, além da nota da prova, o indicador leva em conta fatores como fluxo escolar, complexidade da gestão em cada colégio e características socioeconômicas.

Além disso, ele cita que, no ano passado, a Prova São Paulo passou a exigir mais competências do que em 2018. Álgebra, por exemplo, era cobrada dos alunos do ensino fundamental 2, passando agora a ser uma exigência no ciclo inicial.

Alunos em sala de aula de escola municipal na zona norte de SP; unidades da capital paulista tiveram desempenho fraco no Idep - Diego Padgurschi 2.mai.18/Folhapress

"As notas devem melhorar nos próximos anos. Tínhamos metas hipotéticas. Ou seja, não foram calibradas a partir de um resultado objetivo", diz o secretário. 

Para 2020, a meta do Idep é de 5,3 para o fundamental 1 e 5 para os anos finais.
Caetano afirma que a pasta está adotando medidas para melhorar o desempenho. Entre eles está a definição dos bônus aos professores, conforme o alcance das metas.

Ele cita que, neste ano, a secretaria entregará a primeira escola de formação de docentes, o que, segundo ele, ajudará a elevar o índice.

Estudantes continuam sem uniforme

O secretário municipal de Educação, Bruno Caetano, reforçou a promessa de que os uniformes para alunos da rede municipal de ensino estarão disponíveis ainda no mês de março. As aulas tiveram início no dia 5 de fevereiro.

Diferentemente dos anos anteriores, neste ano a prefeitura terá um sistema para que as famílias recebam um crédito no valor de R$ 215 e façam diretamente a compra. Anteriormente, as roupas eram entregues pela secretaria.

Caetano diz que, na sexta-feira (6), serão abertos os envelopes com as propostas das empresas interessadas em operar o meio de pagamento da plataforma. 

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.