Descrição de chapéu Alalaô

Notas da bateria serão usadas como critério de desempate

Quesito teve mudança na forma de julgamento neste ano, exigindo mais criatividade das escolas

Fábio Munhoz Tayguara Ribeiro
São Paulo

A bateria será o critério de desempate para as agremiações que desfilaram no Carnaval de São Paulo em 2020. O sorteio foi realizado na tarde desta segunda-feira (24) na sede da Liga Independente das Escolas de Samba. A apuração será realizada nesta terça-feira (25), a partir das 16h.

Neste ano, foram criadas novas regras para o julgamento da bateria. As novidades, anunciadas em janeiro, tiveram o objetivo de estimular a criatividade entre os ritmistas.

Bateria Ritmo Puro, da Mocidade Alegre, no desfile na madrugada de domingo, no Sambódromo do Anhembi - Rubens Cavallari/Folhapress

Nos anos anteriores, a nota já começava em 10 e a bateria poderia perder pontos se fossem identificadas falhas na apresentação.

Com a mudança, a nota inicial parte de 9,8, podendo chegar a 10, dependendo das inovações que os mestres de bateria incluírem no samba da escola. A exigência trouxe uma enxurrada de bossas e paradinhas. 

O grande destaque foi a bateria Ritmo Puro, comandada pelo mestre Sombra, da Mocidade Alegre, que levantou o público com diversas paradinhas. 

No "apagão" do refrão, a escola inteira cantou em coro, batendo palmas, o samba da agremiação do Limão e arrepiou o público que acompanhava o desfile. Os ritmistas voltavam à batida sem perder a cadência do samba.

A Bateria com Identidade, comandada pelo mestre Rafa deu um show no sambódromo, mesmo com o dia já amanhecendo, e ajudou a animar os componentes da Rosas de Ouro. 

Os ritmistas da Roseira executaram breques e viradas, sem perder o compasso do samba e empolgaram o público.

Fantasia

A fantasia será o primeiro critério a ter as notas divulgadas. A Liga optou por não utilizar este quesito no desempate para não prejudicar as escolas que foram afetadas pelas fortes chuvas do último dia 10 e perderam trajes. 

A Liga também anunciou que não irá penalizar a Dragões da Real. Um dos carros alegóricos da agremiação enroscou nos fios elétricos da dispersão. 

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.