SP tem 3 casos de suspeita de coronavírus e governo aumenta lista de alerta para países

Novo critério passa a observar pessoas com sintomas de problemas respiratórios que chegam de locais como Japão e Coreia do Sul

São Paulo

A Secretaria de Estado da Saúde monitora dois casos de suspeita de coronavírus na cidade de São Paulo, segundo balanço divulgado na tarde desta segunda-feira (24) pelo governo João Doria (PSDB).

Um terceiro paciente no estado é observado em Bauru (329 km de SP) —o homem esteve no Japão, assim como uma das pessoas monitoradas na capital paulista. A outra passou pela China e pela Coreia do Sul.

Mulher usa máscara durante a celebração do Ano Novo Chinês, na Liberdade (região central de São Paulo) - Bruno Santos - 1.fev.20/Folhapress

Segundo a secretaria, estes países asiáticos entraram na relação de locais de origem ou transição definida, na última sexta-feira (21), pelo Ministério da Saúde.

O novo critério de casos suspeitos passou a considerar pessoas com sintomas respiratórios que sejam provenientes  do Japão, Coreia do Sul e do Norte, Singapura, Vietnã, Tailândia e Camboja, além da China, indicada anteriormente, diz a pasta.

"A mudança levou em conta o aumento de casos registrados fora do território chinês. As orientações foram replicadas pela Secretaria para as regiões do território paulista", afirma.

A nota da secretaria não fala em passageiros que chegam da Itália, onde sete mortes foram confirmadas nesta segunda-feira —há mais de 220 pessoas doentes no país por causa do vírus. Algumas regiões foram isoladas no país e eventos, como jogos de futebol e Carnaval foram cancelados, inclusive.

A orientação também não cita países do Oriente Médio, onde 12 mortes no Irã foram confirmadas.

São Paulo contabiliza 26 suspeitos descartados desde o mês passado. No Brasil também não houve nenhuma confirmação da doença.

Dicas de prevenção

  • Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
  • Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
  • Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
  • Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.