Descrição de chapéu Zona Leste

Metade dos casos suspeitos de Covid-19 terminam em internação em hospital de Itaquera

Santa Marcelina internou 65 dos 133 pacientes que procuraram a unidade com sintomas da doença

São Paulo

Metade dos pacientes com sintomas de Covid-19 que procuraram o Hospital Santa Marcelina, em Itaquera (zona leste), acabou internada. Segundo a própria unidade de saúde, de 133 pacientes suspeitos de contaminação, 65 (49%) ocuparam leitos no local.

Os números levam em consideração as notificações feitas até esta quinta-feira (26) e fazem parte de um levantamento atualizado diariamente pelo Santa Marcelina. Entre os 133 pacientes considerados como casos suspeitos de contaminação pelo coronavírus, dois morreram e tiveram o diagnóstico para Covid-19 confirmado. Também entre os casos suspeitos, outros cinco óbitos ainda não tiveram a confirmação.

Hospital Santa Marcelina de Itaquera, na zona leste de SP, registra internação de metade dos pacientes que procuram atendimento com sintomas de Covid-19 - Robson Ventura - 4.dez.17/Folhapress

Segundo o hospital, 38 pacientes permaneciam internados até esta quinta. Sete foram entubados e 10 estão na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

O cenário fez com que o hospital adotasse um fluxo de atendimento separado para pacientes com suspeita de contaminação pelo coronavírus. Sobre o tempo de confirmação dos exames, o Santa Marcelina não informou qual é o prazo, mas disse que, "em geral, os resultados laboratoriais estão sendo disponibilizados com o tempo superior à média esperada em decorrência da sobrecarga do sistema".

O hospital afirma que os casos que foram internados neste período na instituição correspondem a totalidade de síndromes respiratórias agudas em pacientes adultos e pediátricos. "É importante ressaltar a necessidade do diagnóstico diferencial com outras etiologias, particularmente no período atual de sazonalidade das síndromes gripais", afirmou, em nota.

Segundo a unidade de saúde, é preciso considerar as mudanças ocorridas nos critérios definidores de casos suspeitos num curto espaço de tempo. Também afirma que é referência de tratamento de alta complexidade na zona leste de São Paulo.

Campanha

O Santa Marcelina afirma que 85% de seus leitos são dedicados ao SUS (Sistema Único de Saúde) e que lançou também uma ação chamada Comvida-20, para arrecadar R$ 20 milhões, dinheiro que será usado para aumentar o número de vagas e estruturar um hospital de campanha destinado aos contaminados pelo coronavírus.

"O Hospital vem sofrendo diariamente e drasticamente com a falta de subsídios para ofertar atendimento. Os recursos captados possibilitarão ao serviço a oferta de novos leitos de UTI, bem como continuar o atendimento aos pacientes já em tratamento, visto que a unidade é referência da região e em serviços de saúde para alta complexidade, como oncologia, cardiologia e transplantes", afirma, em nota.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.