Descrição de chapéu Coronavírus

Paciente morreu 6 dias após apresentar primeiros sintomas de coronavírus

Homem de 62 anos foi a primeira vitima fatal da doença no país

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O primeiro paciente morto por coronavírus no Brasil faleceu em São Paulo seis dias após sentir os primeiros sintomas da doença. Segundo o Governo do Estado, o homem de 62 anos começou a se sentir mal no último dia 10 de março, foi internado no dia 14 e morreu na última segunda-feira (16),

Ele estava sendo tratado no Hospital Sancta Maggiore, no Paraíso (Centro), da rede Prevent Senior, e apresentava outras doenças crônicas pré-existentes, como hipertensão e diabetes. A vítima não havia viajado para o exterior, confirmando a contaminação comunitária.

Outras quatro mortes na rede de hospitais da Prevent Senior estão sendo investigadas como suspeitas de coronavírus.

Pacientes com coronavírus internados em UTI de hospital da Lombardia, na Itália - Piero Cruciatti/AFP

David Uip, coordenador do centro de contingência do coronavírus de São Paulo, afirmou que já eram esperadas mortes e que o ocorrido não muda a forma de combate à pandemia: “O óbito não muda a postura. Temos que trabalhar com os dados, foi uma evolução rápida. Isso já nos diz muito para tratar a doença.”

Com os casos confirmados de covid-19, as equipes de saúde estão com novas informações sobre o vírus: ainda conforme Uip, o tempo de encubação varia de três a oito dias. Por isso será sugerida para o Ministério da Saúde a redução de quatorze para dez dias o tempo de quarentena para quem apresentar suspeita da doença.

Cerca de 5% dos infectados com o vírus apresentam quadro de saúde grave, conforme números preliminares passados nesta terça-feira. Já 80% dos infectados não precisam de atendimento hospitalar, enquanto 20% dos quadros necessitam terapia intensiva como consequência da dificuldade respiratória.

O Secretário Estadual de Saúde, José Henrique Germann, fez um apelo para que a população doe sangue para abastecer os bancos de sangue, cujo estoque está abaixo do necessário.

O Governo de São Paulo já adotou medidas para tentar conter a doença. Como a suspensão gradual e por tempo indeterminado das aulas na rede de ensino pública e particular e o fechamento de museus, teatros, bibliotecas. Além disso, os funcionários públicos estaduais com mais de 60 anos, com exceção dos que atuam nas áreas de segurança pública e saúde, deverão trabalhar de casa.

Enquanto o Prefeito de SP, Bruno Covas, decretou estado de emergência na capital. A publicação no Diário Oficial desta terça conta que o decreto servirá para enfrentamento da pandemia decorrente do coronavírus, de importância internacional.

Com a medida a administração municipal poderá contratar serviços com pagamento posterior à prestação e firmar contratos de emergência sem licitação. O rodízio municipal de veículos está suspenso por tempo indeterminado.

O Brasil tem 329 casos confirmados do Covid-19 em 17 estados e no Distrito Federal. São Paulo registra o maior número, com 164 infectados.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.