Descrição de chapéu Zona Oeste

Contra o corona, paróquia de SP planeja missas ao ar livre já no domingo

Nossa Senhora do Brasil já pode adotar a medida no próximo domingo (15)

São Paulo

A Paróquia Nossa Senhora do Brasil, nos Jardins (zona oeste), deverá realizar missas ao ar livre já a partir de domingo (15) por causa do coronavírus. Apesar da medida, casamentos e batizados seguem confirmados normalmente.

A administradora paroquial Gisele Frey afirma que já há preparativos para a mudança das missas. "Uma coisa que talvez façamos já neste fim de semana é missa ao ar livre. Quase certo que, no domingo, será fora da igreja", afirma.

Segundo Gisele, a Paróquia Nossa Senhora do Brasil realiza sete missas aos domingos. As mais cheias ocorrem a partir das 11h. "São cerca de 400 pessoas por horário", diz.

Famosa por receber casamentos de personalidades, a Nossa Senhora do Brasil ainda não teve cerimônias matrimoniais ou batizados cancelados por causa do coronavírus. "Neste sábado, serão cinco casamentos.

Igreja Nossa Senhora do Brasil, nos Jardins (zona oeste de SP), estuda fazer missas ao ar livre para evitar aglomerações - Rubens Cavallari/Folhapress

Eles foram marcados com dois anos de antecedência e ninguém cancelou até agora. Como é algo novo, que está chegando agora, não sabemos como será nas próximas semanas", explica Gisele. Casamentos deverão ser mantidos dentro da igreja.

Na Itália, o papa Francisco anunciou que missas foram suspensas em Roma e que fiéis estão liberados de ir à igreja.

Cuidados extras

Segundo o infectologista Jamal Suleiman, do hospital Emílio Ribas, a recomendação para os idosos e para os doentes crônicos é cautela. O médico orienta que essas pessoas evitem sair de casa, principalmente, para locais com aglomerações.

Para o especialista, caso o idoso precise sair de casa para ir a locais como bancos ou supermercados, é importante que estejam protegidos. “Nem todos os casos em idosos vão evoluir para algo grave, mas é fundamental que essa população seja preservada, pois são os mais vulneráveis”, afirmou.

A taxa de letalidade do novo coronavírus, ou seja, a quantidade de pessoas mortas em relação ao total de diagnosticadas, é de 3,4%. É uma cifra maior que a do sarampo —2,2%— , e bem menor que a do ebola —51%.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.