Postos de saúde da capital e da Grande SP já têm falta de vacinas contra a gripe

Pelo menos 12 municípios da Região relataram desabastecimento

Fábio Munhoz
São Paulo

Algumas horas após o início da campanha de vacinação contra a gripe, postos de saúde da capital e da Grande São Paulo já registravam falta de doses. Na Região Metropolitana, pelo menos 12 municípios relataram desabastecimento.

A equipe do Agora consultou 23 UBSs nas cinco regiões da cidade de São Paulo. Não havia mais vacina nas unidades Vila Heloísa (zona leste), Jardim Coimbra, Jardim Miriam 2 e Campo Limpo (zona sul), e Vila Aurora (zona norte). Funcionários informaram que não havia previsão de quando novas remessas chegarão.

Enfermeira prepara dose de vacina contra a gripe para aplicar em idoso sem que ele sai do carro, em São Caetano do SUl (ABC), nesta segunda (23). - Ronny Santos/Folhapress

Em três postos, foi dada a informação de que haviam "pouquíssimas" doses disponíveis. Essa situação foi encontrada nas unidades Cidade Satélite Santa Bárbara e Jardim da Conquista 1 (zona leste), e Vila Carioca (zona sul).

Na Vila Matilde (zona leste) e na UBS Chora Menino (zona norte), os funcionários disseram que a vacina chegou a acabar nesta segunda-feira. Porém, o estoque foi reposto no mesmo dia. No Chora Menino, foram aplicadas 1.200 doses no período da manhã. À tarde, chegaram outras mil.

Grande SP

Em Diadema (ABC), o prefeito Lauro Michels (PV) publicou um vídeo em suas redes sociais comunicando que não há mais vacina no município. Ele fez duras críticas ao Ministério da Saúde e à Secretaria Estadual de Saúde, que são os responsáveis pelo envio das vacinas. A cidade recebeu 12,5 mil doses, segundo Michels.

Pela internet, as prefeituras das seguintes cidades também informaram que não têm mais vacinas disponíveis: Mauá, Suzano, Itaquaquecetuba, Poá, Arujá, Biritiba Mirim, Itapevi, Mairiporã, Caieiras, Santana de Parnaíba e Jandira. Em Barueri, a administração municipal informou, por volta de 16h, que o estoque estava "praticamente esgotado".

Resposta

Por meio de nota, o Ministério da Saúde, gestão Jair Bolsonaro (sem partido) informou que os estados "seguem abastecidos". " As doses de vacina para a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe são repassadas aos estados e a logística de distribuição segue de acordo com a capacidade de armazenamento das doses. Foram enviadas 15 milhões de doses de vacina aos estados para a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe, sendo 3,2 milhões de doses para o estado de São Paulo", afirmou a pasta.

O Ministério da Saúde reforçou que os estados éão responsáveis por fazer as entregas aos municípios e que o próximo lote, com 4 milhões de doses, deverá ser enviado a São Paulo na quarta-feira (25).

Já a Secretaria de Estado da Saúde, gestão João Doria (PSDB), disse que montou uma força-tarefa com o CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) e o CDL (Centro de Distribuição e Logística) para garantir o envio da vacina aos municípios com "agilidade".

Ainda segundo a secretaria, o Ministério da Saúde enviou cerca de 2 milhões de doses ao estado de São Paulo, o que representa 32% da demanda para os grupos prioritários da etapa inicial, que são idosos e profissionais da saúde.

"Todos os municípios iniciaram a vacinação com grades parciais desta primeira remessa. Além disso, no último final de semana foram recebidas mais 2,8 milhões de doses, ampliando para 70% o estoque. As novas grades já estão em distribuição até amanhã (24), graças a essa força-tarefa nas entregas", acrescentou a pasta, que garantiu ter um "diálogo contínuo" com o governo federal para garantir o abastecimento.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.