Shoppings vão reduzir horário de funcionamento por causa do coronavírus

Estabelecimentos de todo o Brasil vão abrir às 12h e fechar às 20h a partir desta quarta (18)

São Paulo

A Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) anunciou que os shopping centers terão o horário de funcionamento reduzido a partir desta quarta-feira (18) com prazo indeterminado. O motivo seria a pandemia do novo coronavírus.

A associação recomenda que os estabelecimentos funcionem das 12h às 20h até que a situação se normalize. "Entendemos que os shoppings hoje oferecem serviços essenciais indo além de um centro de compras como supermercados, clínicas médicas, laboratórios clínicos, assistência técnica de equipamentos, serviços públicos, bancos entre outros", diz a Alshop em nota.

O vírus também causou queda no movimento dos shoppings. De acordo com a Alshop, houve uma baixa de 30% desde que a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou a pandemia.

“Faremos um levantamento mais conciso nos próximos dias até para entendermos os impactos, que serão diferentes, em cada região do país e segmento específico enquanto atuaremos mais próximos do governo em busca de condições mais favoráveis para a atividade comercial”, disse Nabil Sahyoun, presidente da associação.

Outro impacto do coronavírus foi no trânsito. Na manhã desta terça-feira (17), caiu para menos de um terço do que foi registrado na terça-feira passada, dia 10 de março. Segundo dados da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), gestão Bruno Covas (PSDB), o pico da manhã desta terça ocorreu às 8h30, quando foram registradas 26 quilômetros de vias congestionadas. Na terça-feira passada, dia 10, o pico foi às 9h30, com 91 quilômetros de filas.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.