Alunos da rede municipal de SP terão de usar internet

Sindicato diz que prioridade continua sendo material impresso

Com o término do recesso escolar, que ocorreu nesta segunda-feira (13), professores e alunos se preparam para uma nova modalidade de ensino. Segundo a Secretaria Municipal de Educação, gestão Bruno Covas (PSDB), as atividades terão como prioridade o material pedagógico impresso que será enviado aos estudantes via correio.

Além deste conteúdo, aulas a distância, via plataforma na internet, serão ministradas como ”ajuda complementar aos estudos", segundo a pasta. Até está quarta-feira (15), unidades da rede municipal de ensino de São Paulo podem realizar o planejamento das atividades.

Uma professora da rede municipal de São Paulo, que preferiu não se identificar, afirma que a modalidade a distância vai funcionar "nas casas que as crianças tem responsáveis atenciosos e pacientes, tem material e estrutura necessária, como internet, celular, tablet, mas sabemos que infelizmente muitas famílias que a gente atende não tem nem o que comer".

Segundo ela, que leciona na zona norte da capital para alunos da educação infantil, as primeiras orientações para os docentes ainda estão sendo passadas.

O Sinpeem (Sindicato dos Profissionais em Educação no ensino Municipal de São Paulo), embora reconheça que a situação é excepcional, afirma que essa deve continuar sendo a prioridade.

”A tecnologia deve ser complementar. A prioridade deve ser o material impresso para que os alunos não sejam prejudicados. Esse material deve ser avaliado depois que a as aulas voltarem, diz Claudio Fonseca, presidente da entidade.

Resposta

Segundo a Secretaria Municipal da Educação, ”a estratégia principal da prefeitura é disponibilizar os cadernos impresso", que serão enviados para a casa dos alunos. ”Para que toda a criança, seja qual for a condição econômica, seja qual for o acesso aos meios digitais, possa seguir com o aprendizado". Não se quer substituir aulas presenciais, mas neste momento é a melhor ferramenta possível".

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.