Aumento de pacientes satura hospital na zona norte de São Paulo

Unidade particular opera acima de sua capacidade máxima

São Paulo

Hospitais particulares da região metropolitana de São Paulo já estão ficando saturados com o aumento no número de pacientes que precisam de atendimento por causa da pandemia de coronavírus.
O Agora esteve em duas unidades na zona norte da capital, uma na zona leste, e em outra em Guarulhos (Grande SP), entre às 11h e às 15h desta sexta-feira (3).

No hospital Nipo-Brasileiro, no parque Novo Mundo (zona norte), a reportagem viu um cartaz informando que no local não poderiam ser feitos exames de Covid-19 por falta de insumos. “Os materiais estão esgotados e sem disponibilidade no mercado”, diz trecho do comunicado.

Hospital Nipo-brasileiro, no Parque Novo Mundo, zona norte da cidade de SP, já sente aumento da procura por emergência, em meio a pandemia de coronavírus - Ronny Santos/ Folhapress

Um casal usando máscaras cirúrgicas, que pediu para não ter o nome publicado, afirmou que foi à unidade para tentar fazer exames, pois um deles estaria com sintomas como tosse e cansaço. Porém, precisaram ir embora da unidade por causa da falta de insumos.

Além disso, a emergência do hospital está lotada, segundo funcionários. Os casos do setor estão sendo encaminhados para outras unidades de saúde.

Em Guarulhos, o quinto andar do hospital NotreDame Intermédica está com todos os leitos ocupados, segundo um funcionário. O local também está em isolamento, por causa de casos suspeitos de contaminação pelo novo coronavírus.

Além disso, no primeiro subsolo da unidade existem algumas vagas destinadas para atender casos suspeitos de Covid-19. Entretanto, o funcionário não soube especificar quantos leitos ainda estão disponíveis.

Reforma

Outro hospital da rede, na Vila Formosa (zona leste), está com a emergência em reforma e indica que os pacientes procurem a unidade de Guarulhos.

Na Vila Maria (zona norte), a NotreDame está com a emergência vazia, segundo uma atendente que atua no hospital. O motivo, segundo ela, seria para resguardar mães e crianças que frequentam o local, que também é maternidade.

Unidade fará acomodações provisórias

O hospital Nipo-Brasileiro afirmou que, atualmente, opera “acima de sua capacidade máxima” de atendimento, com ocupação total de leitos”. “Novos pacientes estarão sujeitos a acomodações provisórias e por tempo indeterminado, até a liberação de leitos.”

Sobre a falta de insumos, acrescentou que não realiza exames de Covid-19 pois os materiais estão esgotados no mercado.

O grupo NotreDame Intermédica, que administra os hospitais das zonas leste e norte e de Guarulhos, citados na matéria, diz que não há problema de vagas. Sobre a reforma no setor de emergência da unidade Vila Formosa, não informou o prazo para o fim dela e quantos leitos estariam disponíveis.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.