Descrição de chapéu Coronavírus

Bombeiros registram mais incêndios durante a quarentena no estado de São Paulo

Número de casos entre março e o dia 20 de abril já é 12,3% maior que nos dois meses de 2019

São Paulo

Os incêndios aumentaram 12,3% no estado de São Paulo quando comparados os 5.946 casos registrados pelos bombeiros, entre março e abril do ano passado, com os 6.678 computados entre março e o último dia 20.

Incêndio destrói um galpão nesta quarta-feira (22) em Itapevi, na Grande São Paulo; número de incêndios aumentou durante a quarentena
Incêndio destrói um galpão nesta quarta-feira (22) em Itapevi, na Grande São Paulo; número de incêndios aumentou durante a quarentena - Reprodução/TV Globo

E o crescimento será maior até o término deste mês. Se comparar apenas março do ano passado com o deste ano, chega a quase 60% —de 2.560 para 4.089. Em abril de 2019 foram 3.386 casos e, neste ano, chegou a 2.589 até o dia 20.

O crescimento ocorre durante a quarentena decretada pelo estado, em 24 de março, com as pessoas então ficando mais em casa.

Do total de incêndios deste ano, 1.871 ocorreram dentro de residências, representando 28% do total.
O capitão Marcos Palumbo, porta-voz da corporação, diz que as principais causas de incêndios em casas são: eletrodomésticos e eletrônicos ligados em tomadas inadequadas (45%); intencionais (12%); instalações elétricas precárias (11%) e em decorrência de negligência ao cozinhar (3%).

"É importante as pessoas ficarem atentas, principalmente neste período de quarentena, às tomadas onde ligam seus aparelhos. Outro fato a se destacar é na hora de cozinhar, principalmente frituras. Evite deixar o óleo sozinho na panela enquanto vai fazer outras coisas", alerta o capitão.

Palumbo também destacou que comunidades carentes tendem a ser focos de incêndio, principalmente no período de quarentena.

O caso mais recente ocorreu nesta quarta-feira (22), no Tatuapé (zona leste), dez barracos foram destruídos pelo fogo. Ninguém se feriu.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.