Descrição de chapéu Zona Sul

Capital paulista terá hospital de campanha contra o coronavírus no Ibirapuera

Após Pacaembu e Anhembi, campo do complexo receberá estrutura

Fábio Munhoz
São Paulo

A cidade de São Paulo terá, a partir do dia 1º de maio, mais um hospital de campanha para o tratamento de pacientes com Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. A estrutura emergencial funcionará no complexo poliesportivo do Ibirapuera (zona sul) e será o terceiro equipamento do tipo na capital.

O anúncio da abertura do hospital foi feito na tarde desta terça-feira (7) pelo governador João Doria (PSDB). Segundo o tucano, o investimento para montagem e manutenção do equipamento será de R$ 42 milhões. Cerca de 800 profissionais da saúde atuarão no local, entre médicos, enfermeiros e auxiliares.

Segundo o secretário estadual de Saúde, José Henrique Germann, o novo hospital de campanha terá 268 leitos, sendo 240 de baixa complexidade. O espaço contará com enfermagem, sala de descompressão e tomógrafo.

Estrutura inicial do hospital de campanha que está sendo erguido no conjunto poliesportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, na zona sul de São Paulo - Folhapress

"[O hospital] está bem montado e bem equipado e tem como sustentar a vida de pacientes que tenham agravamento na internação. Isso possibilita que os hospitais de alta complexidade sejam preservados para os pacientes mais graves", avalia o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, o infectologista David Uip.

Questionado sobre até quando os leitos do estado darão conta de atender à demanda de pacientes com a Covid-19, Uip afirmou que isso vai depender das medidas de isolamento social. "Quanto mais pudermos baixar a linha de tendência e distanciar os casos graves, melhor para o número de leitos."

Na segunda-feira (5), começou a funcionar o hospital de campanha montado no gramado do estádio do Pacaembu (zona oeste). O equipamento tem capacidade para atender 200 pessoas. Até ontem, 22 pessoas estavam internadas no local.

Ainda segundo Doria, o hospital de campanha que funcionará no complexo do Anhembi (zona norte) terá sua operação iniciada no dia 15. A estrutura oferecerá 1,8 mil leitos. Com isso, somando os três equipamentos de emergência, serão mais de 2,4 mil vagas para infectados pelo coronavírus

Erramos: o texto foi alterado

Ao contrário do publicado na versão anterior deste texto, o hospital de campanha será montado no complexo onde fica o campo do Ibirapuera, e não no ginásio. A informação havia sido passada pelo governo do estado. 

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.